A Campanha da Fraternidade desse ano nos leva a refletir sobre a violência, com o tema: Fraternidade e superação da violência e o lema: "Vós sois todos irmãos". Num momento em mais do que nunca esse é um dos assuntos que a cada dia está mais presente em nossa realidade através de seus diversos aspectos.
Os dados ao lado, mostram a que ponto o nível de violência chegou, e infelizmente, não devemos ter apenas o RN como parâmetro, mas em todos os lugares, afinal estamos nos referindo a vidas humanas!
Também nos revela um aspecto oculto nessa triste realidade, em que diariamente vemos notícias sobre a preocupação com a questão da segurança pública: Será que apenas o aumento do número de policiais nas ruas, seguranças armados, câmeras de monitoramento, cercas elétricas... são o suficiente para nos garantir a tranquilidade que tanto necessitamos?
Também temos visto com frequência a volta do debate por algumas pessoas no intuito da revogação do Estatuto do Desarmamento como sendo essa uma solução mágica que traria a garantia da segurança social.
Porém, isso o que o gráfico mostra não é apenas um dado frio, mas o retrato de uma situação social que deve ser analisada de modo mais aprofundado e nos questionarmos sobre algumas realidades que estão nas entrelinhas desse número altíssimo.
Quais os motivos que envolvem essas mortes? E a forma como elas ocorreram? Que faixa etária e/ou grupos sociais elas mais atingiram?
Essa situação me lembra bastante um texto escrito por Dom Helder Câmara há vários anos atrás sobre a ideia da "paz armada" tentando nos alertar sobre essa questão...
Essa situação me lembra bastante um texto escrito por Dom Helder Câmara há vários anos atrás sobre a ideia da "paz armada" tentando nos alertar sobre essa questão...
Por Canindé Rocha - Professor da Rede Pública de Ensino em Lajes/RN
Sem comentários:
Enviar um comentário