sábado, 3 de novembro de 2018

Frente ambientalista apresentará moção contra fusão de ministérios

Integrante da Frente Parlamentar Ambientalista, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), disse que apresentará uma moção contrária à fusão do Ministério do Meio Ambiente com a Agricultura, como tem sido cogitado pela equipe do presidente eleito. Integrantes da frente se reuniram na quarta-feira, 31 de outubro, no Congresso Nacional com entidades ambientalistas para discutir e criticar a possível integração entre as pastas, chamando atenção para as consequências também ao agronegócio brasileiro. O grupo é suprapartidário e tem atualmente com 228 parlamentares.
Alencar pretende apresentar proposta de minuta para uma moção de repúdio à medida. Durante o ato, ele disse que sugerirá a assinatura, na semana que vem, de todos os parlamentares e ex-ministros do Meio Ambiente. "A moção será divulgada nacional e internacionalmente, mostrando os riscos que essa intenção traz. Inclusive chegando ao papa Francisco, cuja encíclica sobre o cuidado da Casa Comum foi a de maior repercussão na história da Igreja Católica. Portanto a questão ambiental está no coração dos povos do mundo", disse.
Segundo o coordenador da frente, deputado Alessandro Mollon (PSB-RJ), a possível "subordinação" do Meio Ambiente ao Ministério da Agricultura é uma "péssima ideia" e tem problemas que vão "muito além da agricultura e pecuária". "Se o presidente eleito não voltar atrás, o que a gente espera que ocorra, que haja um raio de luz e de bom senso, vamos tomar todas as medidas legislativas e judiciais possíveis e necessárias para evitar esse retrocesso que tantos prejuízos vai causar ao Brasil", disse.
O ex-ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV-MA), citou os prejuízos que o setor da agricultura e pecuária podem sofrer a nível internacional. "Os nossos concorrentes vão usar esse argumento. Nos últimos dois meses, só com o fato de termos um candidato com intenções de votos majoritária, que disse que ia extinguir o Ministério do Meio Ambiente, o desmatamento na Amazônia cresceu mais de 30% em relação aos mesmos dois meses do ano passado", disse.
Fonte: www.domtotal.com

Sem comentários:

Enviar um comentário