sábado, 8 de dezembro de 2018

MAMÍFEROS DE MÉDIO E GRANDE PORTE DA CAATINGA DO RIO GRANDE DO NORTE, NORDESTE DO BRASIL

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Com muita alegria publicamos o primeiro levantamento de mamíferos de médio e grande porte do Rio Grande do Norte, focando em áreas prioritárias para a conservação da Caatinga do estado.
Neste trabalho discutimos a riqueza, composição, distribuição e o estado de conservação de espécies com importantes funções no ecossistema e bastante pressionadas pela caça e perda de habitat em uma região até pouco tempo desconhecida em termos mastozoológicos.

Com esses resultados esperamos (1) diminuir a lacuna histórica de conhecimento sobre o grupo na região, (2) subsidiar processos de avaliação do estado de conservação de espécies, (3) reforçar a importância de criação de unidades de conservação nas áreas prioritárias amostradas e (4) fornecer dados que auxiliem na avaliação de impactos de grandes empreendimentos no estado. Por isso, fizemos questão de publicar o trabalho em português para ser mais acessível para um público regional formado por, além de pesquisadores, consultores e analistas ambientais.
Esse trabalho teve apoio da WCS-Brasil, TFCA/Funbio, Fundação Grupo Boticário de Proteção a Natureza, CEPAN, CNPq e CAPES, e foi desenvolvido por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFRN.
Na foto : onça-parda (Puma concolor) abatida há mais de 20 anos e animais silvestres ilegalmente criados como doméstico : gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi) , gato-do-mato-pintado (Leopardus tigrinus) , macaco-prego (Sapajus libidinosus) e veado-catingueiro (Mazama gouazoubura) (créditos : Daniel Bezerra e Paulo H. Marinho).

Fonte: Página do Facebook do bi´logo e pesquisador  Paulo Henrique Marinho

Sem comentários:

Enviar um comentário