Os textos apresentados foram publicados nos livros e coletâneas que ela produziu ao longo do tempo. Representam sua contribuição teórica e empírica ao processo de desenvolvimento das economias latino-americanas e, particularmente, da brasileira. É dividido em partes: Cepal, Unicamp, UFRJ e fase atual.
Na fase cepalina aborda-se a questão do (sub) desenvolvimento econômico periférico, em particular da economia brasileira. Para ilustrá-la, são apresentados quatro excertos do livro Da substituição de importações ao capitalismo financeiro, ensaios sobre a economia brasileira, publicado pela primeira vez em 1972.
A fase UNICAMP faz uma revisão teórica, através do diálogo crítico com os três mais significativos autores da tradição da Economia Política � Marx, Keynes e Kalecki, além da original revisão da Teoria do Oligopólio, explicitada na sua reinterpretação da história econômica do Brasil. A fase UFRJ, dedicada à Economia Política Internacional, analisa a des(ordem) da economia mundial na primeira metade dos anos 1980 e a retomada da hegemonia estadunidense numa contribuição pioneira sobre a formação dos centros hegemônicos na economia do mundo.
Este grande livro foi produzido em parceria com a Fundação Perseu Abramo e o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
Na nossa livraria: https://www. expressaopopular.com.br/…/ maria-da-conceicao-t…/
Sem comentários:
Enviar um comentário