O Grupo de Comunicação Agora RN promove nesta quarta-feira (12), das 14h às 18h30, o Seminário Internacional Agora Natal. O evento traz para a capital potiguar importantes nomes da arquitetura e urbanismo do Brasil e de Portugal. O objetivo é promover o debate e gerar sugestões para modernizar a Revisão do Plano Diretor de Natal.
A conferência internacional vai acontecer no auditório do Hotel Escola Barreira Roxa, na Via Costeira, e também teve a organização do escritório de arquitetura Pypa Urbanismo. O evento será transmitido pela Rádio Agora FM (97,9).
O assunto suscita atenção do público potiguar. Os ingressos para a conferência se esgotaram dias antes do início do evento. Ao todo, o público que irá prestigiar as palestras será de 250 pessoas.
“O urbanismo existe para melhorar a vida das pessoas nas cidades. Com essas boas práticas, nós poderemos nos inspirar e adaptá-las para a realidade de Natal, e assim desenvolver uma cidade mais sustentável do ponto de vida social, ambiental e econômico. Natal é uma cidade com clara vocação turística”, diz a arquiteta Sophia Motta, uma das organizadoras do evento.
O Seminário Internacional Agora Natal terá nomes relevantes para a discussão de boas práticas de urbanismo. Entre eles, está o arquiteto Gustavo Rocha, Superintendente de Infraestrutura do Porto Digital do Recife, que vai trazer a palestra “Urbanismo e tecnologia, o caso do Porto Digital do Recife”.
A região no entorno do terminal portuário de Recife era, até a década de 2000, conhecida pela degradação e pouca importância para a economia local, mas foi requalificada de forma acelerada em termos urbanísticos, imobiliários e de recuperação do patrimônio histórico.
A segunda palestrante será Maria Cristina Trovão Santana, arquiteta e urbanista, Coordenadora de Uso do Solo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Ela vai apresentar o tema “Urbanismo e Mobilidade – Curitiba e os eixo de Mobilidade”.
A última palestra será do arquiteto português Manuel Salgado, que atualmente presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana de Lisboa (SRU). O profissional vai trazer as soluções promovidas para o Rio Tejo, na capital portuguesa, que foram responsáveis por melhorias urbanísticas do rio e que, nos últimos anos, vem atraindo cada vez mais moradores e turistas. “Vou mostrar o que foi feito em Lisboa. E que contribuições poderão ser feitas para a Revisão do Plano Diretor de Natal”, disse o português.
Ele avalia que a requalificação das áreas marginais ao Rio Tejo pode ajudar na confecção de projetos para a melhoria urbana dos bairros natalenses que ladeiam o Rio Potengi. “Penso que Lisboa mudou muito bastante nestes últimos 12 anos. O fio condutor desta mudança foi a mudança no Plano Diretor. É essa a experiência que me proponho a relatar”, encerra.
O evento também terá o patrocínio da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Hotéis Aram, Bello Mare Hotel e Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte.
Sem comentários:
Enviar um comentário