segunda-feira, 10 de agosto de 2020

CONTRA A EXTINÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS >> Uma luta que deveria ser de todos!


A imagem pode conter: 2 pessoas

No Brasil, o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) em 2020 é marcado pelo luto da perda de, até as 19h da última sexta-feira (7), 646 indígenas para a Covid-19. Também é marcado pelos povos que resistem ao avanço da pandemia, acelerado pela omissão do Governo Federal. É marcado por uma #EmergênciaIndígena.

Ainda segundo o boletim da @apiboficial (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), o número total de casos registrados ultrapassa os 23 mil, em 148 etnias espalhadas por todas as regiões do país.

Eliane Xunakalu, coordenadora da Fepoimt (Federação dos Povos Indígenas do Mato Grosso), descreve a situação enfrentada pelos povos já atingidos pela doença: “as pessoas vão à cidade em busca de atendimento e voltam em um caixão”.

Para Rubens Suruí, coordenador da Associação Metareilá do povo Paiter Suruí, é fundamental que haja disponibilidade de testes, medicamentos, itens de higiene e alimentos para que os indígenas possam permanecer nas aldeias, evitando o contágio nas cidades.

Puyr Tembé, da coordenação da Fepipa (Federação dos Povos Indígenas do Pará), ressalta que o avanço da pandemia é acelerado pela omissão do Poder Público diante da presença ilegal de madeireiros, grileiros e, principalmente, garimpeiros, nos territórios.

Leia mais: https://bit.ly/Covid-DiaPovosIndigenas

Sem comentários:

Enviar um comentário