Todos os anos, mais de 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos de todo planeta, e o Brasil é o quarto país que mais descarta plástico no mundo. Se esse ritmo for mantido, a expectativa é de que, até 2050, haja mais plástico do que peixe em nossos mares e oceanos.
Por causa da pandemia de coronavírus, o uso de máscaras e materiais descartáveis ganhou ainda mais força e a reciclagem, que no Brasil já era ínfima (pouco mais de 1%), ficou ainda menor em consequência da quarentena. Em paralelo, muitas notícias e denúncias sobre o aumento de lixo que tem chegado aos #oceanos já foram apresentadas.
Com o objetivo de conscientizar as pessoas e mudar esse cenário, a iniciativa #JulhoSemPlástico foi lançada no Reino Unido e, desde então, tem se popularizado. O mês de julho terminou, mas repensar hábitos e adotar pequenas ações cotidianas que ajudem o planeta devem acontecer todos os dias.
Por exemplo, use sacolas e garrafas reutilizáveis, reduza o plástico desnecessário (sacolinhas de mercado, talheres e copos de plástico, etc) e o descarte corretamente os resíduos. #JuntosÉPossível mudar essa realidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário