De acordo com as análises da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte-EMPARN, a previsão para estação é dentro da normalidade, devido a influência do fenômeno ‘La Niña’.
“O fenômeno La Niña que acontece com a diminuição na temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico provoca uma maior circulação dos ventos na região Nordeste do Brasil mantendo a regularidade das chuvas para o período”, disse o chefe da unidade, Gilmar Bristot.
Sobre as chuvas, Bristot explica que nos meses de janeiro e fevereiro, quando acontecem as chuvas da pré-estação chuvosa no Rio Grande do Norte, “as chuvas serão ocasionadas pelos sistemas que transitam sobre o Nordeste e são de baixa previsibilidade e podem ou não acontecer. Para o período chuvoso de fevereiro a maio as condições analisadas são propícias para a ocorrência de chuvas acima do normal para o Nordeste como um todo”, comentou.
Para o período de janeiro a março a previsão, por região é: Oeste do RN com o maior volume com a estimativa de 315 mililitros (mm); as regiões Leste e Central do RN, deverão receber, cada uma, 250 mm; E a região Agreste tem previsão de 188 mm de volume.
Previsão de chuvas- janeiro a março 2021:
Oeste - 390 mm
Central - 300 mm
Agreste - 230 mm
Leste - 409 mm
Previsão para o primeiro trimestre de 2021 para as regiões do RN. Pelas previsões na Região do Alto e Medio Oeste ficará na média (600 mm) ou um pouco abaixo da média!!!
Fonte: http://www.emparn.rn.gov.br/Conteudo.aspTRAN=ITEM&TARG=247739&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=MAT%C9RIA
Sem comentários:
Enviar um comentário