Apenas dois, dos oito deputados da bancada federal do Rio Grande do Norte votaram em Baleia Rossi (MDB–SP), candidato colocado como de oposição ao governo federal para a presidência da Câmara dos Deputados em Brasília. Foram eles: Rafael Motta (PSB) e Walter Alves (MDB).
Já os parlamentares Benes Leocádio (Republicanos), João Maia (PL), General Girão (PSL) e Carla Dickson (PROS) votaram no candidato de Bolsonaro, Arthur Lira (PP - AL). Beto Rosado, que ainda pôde votar antes de sair do cargo que será assumido por Mineiro (PT), declarou voto e disse que Lira estava em “consonância com as pautas importantes para o Brasil e que seria a melhor opção para que a Câmara tenha voz”.
Apenas Natália Bonavides defendeu a construção de uma candidatura própria de esquerda e não votou em nenhum dos candidatos.
“Meu voto no primeiro turno foi em Erundina (PSOL), por entender que a disputa se deu entre duas candidaturas da direita, ambas golpistas e sustentáculos da política ultraliberal. Venceu a que teve o apoio explícito de Bolsonaro, ainda no primeiro turno, o que comprova que os votos da esquerda poderiam ter se unido em torno de uma plataforma popular e anti-Bolsonaro”, escreveu Natália em seu instagram.
Sem comentários:
Enviar um comentário