O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e o filho vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos), repercutiram fake news sobre a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), desviar verbas federais destinados à pandemia para pagar servidores públicos. Os comentários surgem após Supremo Tribunal Federal ordenar ao Senado abertura da CPI da Covid, para investigar omissões do governo federal. A "família" e seus apoiadores tentam culpar os governos estaduais por erros na gestão da pandemia.
No sábado (10), e entrevista na frente do Palácio da Alvorada, Bolsonaro criticou a CPI por focar na investigação do governo federal e acusou, sem provas, prefeitos e governadores de desviarem recursos: “Quem é que sumiu com o dinheiro, foi eu? Eu mandei dinheiro pra todo mundo. Qual era o objetivo do dinheiro? Não era preparar a rede hospitalar. Quantos estados e quantos municípios prepararam. Não sei quantos”.
Sem máscara, como costuma aparecer em público, acusou diretamente o RN, com base em uma notícia falsa: “Eu vi ontem uma matéria, não sei qual é a imprensa que foi, que o Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte levantou que 900 milhões de reais que foram do governo federal praquele estado foram pra pagar folha de servidores. Se é legal ou não é, no meu entender parece que não é pra combater o covid”.
Sem comentários:
Enviar um comentário