Na tentativa de criar um fato político para as eleições de 2022, além de desviar o foco da CPI da Covid no Senado que apura graves indícios de irregularidades em atos e omissões do governo Bolsonaro para combater a pandemia, deputados de oposição ao governo Fátima protocolaram nesta quinta-feira (27) uma CPI para apurar contratos relacionados a covid-19 no Estado.
Um levantamento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU) e encaminhado à CPI da covid-19 no Senado nesta semana apontou irregularidades na aplicação de recursos federais destinados ao combate à pandemia em 20 estados e no Distrito Federal. O Rio Grande do Norte não aparece na lista.
Em abril, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) também atestou a lisura no uso de recursos federais enviados ao Rio Grande do Norte e também no contrato que envolve a compra de respiradores via Consórcio do Norte, um dos alvos da CPI. Os aparelhos não chegaram, mas foi o próprio Governo que denunciou o extravio dos equipamentos pela empresa contratada. O caso segue na Justiça.
Assinaram a CPI 10 deputados de oposição: Gustavo Carvalho (PSDB), José Dias (PSDB), Kelps Lima (SDD), Cristiane Dantas (SDD), Getúlio Rêgo (DEM), Tomba Farias (PSDB), Coronel Azevedo (PSC), Subtenente Eliabe (SDD), Nelter Queiroz (MDB) e Galeno Torquato (PSD). Eram necessárias oito assinaturas, no mínimo.
Um fato interessante: Torna-se importante mostrar que, seis deputados que assinaram CPI da Covid pediram suspensão da CPI da Arena das Dunas! Fonte:https://www.saibamais.jor.br/deputados-de-oposicao-ao-governo-protocolam-cpi-da-covid-no-rn/
Segue abaixo outra matéria sobre o assunto:
Francisco do PT questiona instalação da CPI da Covid-19 para investigar governo Fátima na ALRN
Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira 26, o deputado estadual Francisco do PT usou o horário do grande expediente para falar sobre a possível instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 na Casa Legislativa.
O parlamentar disse estar tranquilo quanto a legitimidade do instrumento que é prerrogativa do parlamento e por confiar na honestidade e transparência do Governo da professora Fátima Bezerra (PT). “Não temos o que temer. Estamos diante de um governo honesto e transparente.
Que veio para tirar o RN de um abismo profundo”, ressaltou Francisco, dizendo que espera que a Casa Legislativa tenha com a CPI da Covid-19 o mesmo tratamento que vem tendo com mais duas CPI´s instaladas na Assembleia. “Espero a mesma conduta.
Hoje esse parlamento tem instalado a CPI da Arena das Dunas que está suspensa com a justificativa que não se tinha condições de tramitar uma Comissão Parlamentar de Inquérito com o modelo de sessão remota”, disse.
Francisco indagou os deputados com mandatos anteriores sobre a não instalação de CPIs em outros governos, além do atrasos de salários dos Governos passados. “É preciso que se questione. Estou em meu primeiro mandato e nos anos anteriores não vi os meus colegas deputados investigando temas como os citados acima”, indagou.
Deputado do RN pede desligamento de bloco partidário por não concordar com CPI da Covid
O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) solicitou, na sessão desta quinta-feira 27 da Assembleia Legislativa, no horário destinado aos deputados, o desligamento do bloco partidário ‘PSD/PSC/DEM’, do qual faz parte. Além de Vivaldo, o bloco é formado pelos deputados Coronel Azevedo (PSC), Galeno Torquato (PSD) e Getúlio Rêgo (DEM).
O parlamentar demonstrou indignação com o bloco por fazer parte de um grupo que assinou o requerimento com pedido de abertura de CPI para investigar a gestão da pandemia do governo Fátima Bezerra (PT). “Olhei atentamente a lista de governadores citados pela CPI do Senado e não constava o nome da governadora do Rio Grande do Norte e por que ela não está? Porque não existe nada contra. Fátima é ficha limpa”, justificou Vivaldo, relatando que os governadores convocados pelos senadores, têm suas gestões sob suspeita a partir de investigações do Tribunal de Contas da União e da Polícia Federal. “A CPI do Rio Grande Norte é politiqueira”, afirmou Vivaldo Costa, lembrando que a Casa tem uma CPI “que foi abortada sob argumento que teríamos que enfrentar a Covid.
Assim foi adiada a CPI da Arena das Dunas”, disse Vivaldo, ressaltando que há uma “virulência” contra a governadora Fátima Bezerra. “Fiquei profundamente indignado. Peço desligamento do bloco tão grande é minha indignação”, atestou o deputado. O parlamentar afirmou ainda que em mais de 40 anos na Assembleia Legislativa, nunca ninguém o viu tão indignado. “Contra Fátima Bezerra não existe nada, quais instrumentos a Assembleia vai ter mais além do Tribunal de Contas da União?”, concluiu Vivaldo Costa, lembrando que a CPI da Arena das Dunas foi adiada a partir de um requerimento do deputado Getúlio Rêgo. NOTÍCIAS RELACIONADAS
Avaliação: CPI contra Fátima em ano pré-eleitoral cheira a palanque político da oposição, diz deputado Ubaldo
O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) afirmou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) protocolada nesta quinta-feira 27 na Assembleia Legislativa (ALRN) para investigar supostas irregularidades nos contratos no período da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte pode significar um palanque político da oposição ao governo de Fátima Bezerra (PT).
O parlamentar reconhece que a instalação de CPIs é legítima, mas acredita que tal ação, realizada às vésperas das eleições gerais de 2022, pode gerar instabilidade política e administrativa. “Estamos em um ano pré-eleitoral, e essa CPI pode significar um palanque político da oposição ao governo do estado. Portanto, sou contrário, apesar reconhecer que a instalação de CPIs é um direito dos parlamentares.
Fico preocupado com a politização que faz desserviço à sociedade”, argumentou Ubaldo Fernandes, que não assinou o protocolo que pede a instalação da CPI.
Saiba mais em: https://agorarn.com.br/ultimas/cpi-contra-fatima-em-ano-pre-eleitoral-cheira-a-palanque-politico-da-oposicao-diz-ubaldo/ | Agora RN
Sem comentários:
Enviar um comentário