Mais um ano letivo terá início e a rede estadual de ensino com mais uma greve decretada, (nenhuma novidade nisso), o que por parte da categoria e da entidade que nos defende, é bastante justo, pois temos que lutar pela garantia de nossos direitos!
Porém estamos em um momento que tenho percebido algo "diferente" nesse movimento, seja para dentro das assembleias realizadas pelo SINTE/RN, quando vemos uma parte dos que estão mobilizando a categoria, aproveitando a oportunidade para crescerem eleitoralmente e assim tentarem tonar o controle do sindicato. Outro fato preponderante nesse contexto, deve-se também a armadilha elaborada pelo governo federal que jogou a bomba no colo das gestões estaduais e municipais em ano de campanha eleitoral e agora é legítimos que busquemos esse aumento para nossa categoria.
Quero aqui aproveitar para deixar um questionamento: O que você professor(a) tem a mostrar por parte dos que fazem oposição ao governo Fátima Bezerra no âmbito estadual ou mesmo federal, como alguma luta ou ação positiva no tocante a Educação ao mesmo ao profissionais desse segmento?
Porém, quando passamos a ver essa situação por um ângulo mais racional, percebo que mesmo com essa situação devemos reconhecer que o Governo da Profª Bezerra tem bastante crédito no tocante a sua atuação frente a educação. Digo isso porque:
1. Mesmo com esse impasse no tocante ao Piso Salarial, NÃO PODEMOS esquecer que a poucos dias esse mesmo governo nos propiciou alguns ganhos que considero históricos, como o enquadramento correto dos professores em seus devidos níveis; o pagamento de duas letras, que também nos garantiu um avanço em nossa tabela salarial;
2. Temos um Governo que pegou o Estado DESTRUÍDO com várias folhas de pagamento em atraso, deixadas pela gestão passada e que o Governo da Profª Fátima Bezerra fez das tripas coração, mas quitou essa dívida junto aos funcionários;
3. O Governo do Estado que está implementando um grande programa estruturante na Educação, que são os IERN's que terão um novo padrão de escola pública estadual;
E para terminar, volto a repetir que reconheço como legítima a luta da categoria por melhores salários, porém, acredito também que o governo e a entidade sindical chegarão a um consenso e digo ainda mais, considero que a Governo Fátima Bezerra tem crédito perante todo a sociedade que reconhece sua luta histórica por uma Educação Pública de Qualidade!
Por Canindé Rocha - Profº da Rede Pública de Ensino
Sem comentários:
Enviar um comentário