terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

ATENÇÃO POPULAÇÃO >> Banco Central anuncia novo site para que público saiba se tem dinheiro a receber de bancos

O sistema do Banco Central (BC) que permite aos cidadãos checar se têm dinheiro a receber de instituições financeiras ganhará novo site a partir de 14 de fevereiro segundo o BC. O novo endereço para as consultas a valores esquecidos é valoresareceber.bcb.gov.br.

O Banco Central informou que caso exista algum valor a receber, no momento da consulta, será informada a data para conhecer esses valores e solicitar o pagamento que vai acontecer a partir de 7 de março de 2022.

O Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR) permite a consulta de recursos remanescentes nas contas, para pessoas físicas e empresas, e facilita o processo de devolução. O sistema entrou em operação no fim do ano passado e oferece informações sobre saldo credor de contas encerradas, parcelas de empréstimo e tarifas cobradas indevidamente, além de recursos não procurados após o encerramento de grupos de consórcio e cotas de capital a devolver em cooperativas de crédito, entre outros.

Segundo o Banco Central, um levantamento feito em junho de 2021 mostrou os clientes tinham cerca de R$ 8 bilhões a receber dos bancos e que boa parte das pessoas desconhece ou não se lembra que tem esse direito.

De acordo com o BC, os dados estão disponíveis no Registrado e se referem a contas de depósitos em moeda nacional encerradas com saldo disponível; contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível; contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários.

Funcionamento

A ferramenta entrou em funcionamento na última segunda-feira 24, mas com a alta demanda o site ficou fora do ar e impediu que usuários pudessem utilizar a funcionalidade.

Agora, em um aviso na página inicial, o Banco Central avisa que “a capacidade de atendimento do Sistema Valores a Receber (SVR) está sendo fortemente ampliada para atender a todos os cidadãos com estabilidade e segurança”.

“A capacidade de atendimento do Sistema Valores a Receber (SVR) está sendo fortemente ampliada para atender a todos os cidadãos com estabilidade e segurança. A partir do dia 14/02/2022 você poderá consultar se possui valores a receber. Pedimos desculpas pelo transtorno.”

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/banco-central-anuncia-novo-site-para-que-publico-saiba-se-tem-dinheiro-a-receber-de-bancos/

Sem comentários:

Enviar um comentário