quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Notícias do dia.

Dilma monta força-tarefa para combater dengue

Análises do Ministério da Saúde apontaram 24 cidades brasileiras com possibilidades de surto de dengue, incluindo duas capitais, Porto Velho e Rio Branco. Outras 154 cidades estão em situação de alerta, como Aracaju, Belém, Boa Vista, Cuiabá, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória. As análises levam em conta pesquisas feitas por técnicos do governo em 370 municípios.

Antes da participação de Dilma na reunião, estiveram com Padilha e Palocci os ministros Nelson Jobim (Defesa), Fernando Haddad (Educação) e José Eduardo Cardoso (Justiça). Técnicos e secretários dos ministérios da Justiça, da Previdência e das Cidades também participam das discussões.
Fonte: Agência Estado


UFRN anuncia inscrições para mestrado em Educação Física

O Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte iniciará inscrições para processo seletivo para preenchimento de vagas de mestrado em Educação Física.

Serão ofertadas dez vagas, distribuídas nas linhas de pesquisa do programa conforme disponibilidade de orientação.

As inscrições, no valor de R$ 50, ocorrerão no período de 17 de janeiro a 15 de fevereiro na Coordenação do Curso de Pós-graduação em Educação Física.

São necessárias duas etapas para a efetivação da inscrição. Primeiro, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição online disponível na página http://www.posgraduacao.ufrn.br//ppgef ou no site da UFRN durante o período de inscrição.
 Fonte: AGECOM  


Quase 40% da população brasileira não tem conta em banco

Um estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que 39,5% dos brasileiros não têm conta bancária. O Ipea ouviu 2.770 pessoas nas cinco regiões do país. A pesquisa Bancos: Exclusão e Serviços mostra que a exclusão bancária é maior nas regiões menos desenvolvidas economicamente. Declararam não usar os serviços dessas instituições 52,6% dos entrevistados do Nordeste e 50% do Norte. Nas regiões Sul e Sudeste, 70% e 65,9% das pessoas consultadas, respectivamente, recorrem a instituições financeiras para guardar seu dinheiro. No Centro-Oeste, 31,2% dos entrevistados não têm conta em banco.

O Ipea destaca que, apesar do alto grau de exclusão verificado no sistema bancário, grande parte dos que estão fora (40%) têm interesse em usar tais serviços. "É um estrato da população de baixa renda e de pouca escolaridade, mas que representa uma importante parcela que vem sendo absorvida pelo mercado de trabalho, estimulada pelo crescimento econômico", ressalta a pesquisa.

O Ipea defende a criação de serviços específicos para atender à demanda da população de baixa renda. "Há, todavia, que se criar produtos e serviços específicos para essa população, de modo a incorporá-la ao sistema bancário e a socializar o acesso a esse serviço público operado por concessão", afirma o estudo.

Sem escolha

Cerca de um terço dos clientes dos bancos (35,3%) não escolhe a instituição financeira onde vai depositar seus rendimentos, apenas segue uma definição do empregador. A tradição e a relação familiar com o banco aparecem em segundo lugar, como opção de 17,5% dos entrevistados. A confiança foi o terceiro item mais escolhido, apontado por 17,2% dos pesquisados.

Em relação às funções do banco, para 62,1%dos entrevistados a principal finalidade é guardar e movimentar dinheiro. Oferecer produtos e serviços é a tarefa mais importante dessas instituições para 29,5% das 2.770 pessoas ouvidas. Enquanto emprestar dinheiro é a função fundamental para apenas 4,5%.

Fonte: Diário de Natal on line

Sem comentários:

Enviar um comentário