quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ministra quer votar pedido de urgência na tramitação da Comissão da Verdade

A ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, pediu nesta terça-feira (10) apoio da bancada do PT na Câmara para votar pedido de urgência ao projeto de lei PL 7376/10, que cria a Comissão Nacional da Verdade.
A ministra informou que já conversou com diversos líderes partidários sobre o pleito. A meta é acelerar a tramitação da matéria, explicou Rosário que participou de reunião com a coordenação da bancada na liderança do PT.
"Precisamos agilizar a criação desta comissão para resgatarmos a história deste país. Muitas pessoas perderam a vida, outras foram torturadas e muitos ainda estão desaparecidos. Neste sentido, esta comissão é indispensável, porque ela terá acesso aos arquivos da ditadura, que foi perversa nos porões e corrupta nos palácios", afirmou Rosário. A ministra lembrou que já houve um grande avanço com o decreto que criou a Comissão de Mortos e Desaparecidos, mas que este instrumento possui poderes limitados e se quer possui orçamento próprio.
Arquivos
Rosário informou aos parlamentares que solicitou ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), que inicie o trabalho de recuperação dos arquivos da Casa referente à ditadura. "Aqui nesta Casa tivemos parlamentares cassados e perseguidos. O Congresso chegou a ser fechado pelos militares. Sem dúvida existem muitos documentos importantes que nos ajudaram neste resgate. O quanto antes avançarmos nessa coleta de dados, mais rápido será o trabalho da Comissão da Verdade", informou. A ministra também fez pedidos semelhantes à outros órgãos do Governo.
Depois de manifestar apoio à ministra, o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP) delegou aos deputados Emiliano José (PT-BA), Janete Rocha Pietá (PT-SP) e Luiz Couto (PT-PB), a tarefa de acompanhar os desdobramentos dos assuntos relacionados ao projeto de memória e verdade.
http://www.ptnacamara.org.br/
Nota do Blog: Esse é um assunto que precisa ter uma maior divulgação em nossa sociedade, para que as novas gerações tenham mais conhecimento sobre o que de fato foi à ditadura militar em nosso país.
Enquanto professor, vereador e cidadão que acredita e luta pelos princípios Democráticos, parabenizo a Ministra Maria do Rosário por ter assumido essa bandeira de luta, em nome daqueles que lutaram, foram torturados e muitos que até morreram buscando a liberdade para o nosso país.
Faço ainda questão de destacar e indicar àqueles que se interessam por esse assunto, que assistam a novela Amor & Revolução no SBT, que de forma bastante realista tem mostrado um pouco sobre o que aconteceu durante aquele período.

Sem comentários:

Enviar um comentário