sexta-feira, 13 de maio de 2011

O pecado da mudança climática e a Campanha da Fraternidade 2011

 

Hoje, 2011, frente às mudanças climáticas e suas graves consequências, como o aumento da pobreza e das enfermidades, a Igreja Católica, na sua Campanha da Fraternidade “Fraternidade e a Vida no Planeta”, afirma que “cada vida (incluindo as não humanas) é sagrada porque a criação é de Deus e a bondade de Deus a permeia completamente. Atualmente, cada forma de vida no mundo está em perigo, porque a humanidade não foi capaz de amar a vida da terra… A amplitude da devastação pode ser irreversível e, portanto, nos impele a agir com urgência.” (CNBB, CF 2011, Texto-Base, p. 81)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) resgata a teologia da criação no contexto das mudanças climáticas e conclui que o projeto do Criador não concedeu ao ser humano a posse, em termos de senhorio, em relação aos outros seres criados, e sim a responsabilidade de zelo e cuidado para com a natureza.

É fato que, se não assumirmos esta responsabilidade e cuidarmos da Terra, ela buscará por si só a sua cura, que inclui a eliminação dos organismos patogênicos que a deixaram doente: nós, seres humanos.

Segundo as religiões, a atitude de demagogia e omissão frente a Deus condenará o ser humano ao inferno após a morte. Segundo a ciência, a atitude de omissão frente à Gaia (Planeta Terra) condenará os seres ao inferno ainda em vida.

Um velho poema inglês diz: “Eles roubam e tramam e labutam e se cansam, mas aos domingos vão à missa cedo.” Eu ouso dizer: “Eles negam e se omitem, nada assumem, nada fazem, mas não terão mais domingos para ir à missa cedo.”

Fonte: Blog da Gisele

Nota do Blog: Mediante o atual quadro de destruição dos recursos naturais, tanto em escala global, como também local  torna-se cada vez mais necessário assumirmos atitudes concretas no sentido de preservar o meio ambiente e essa é uma ação que deve ser assumida por TODOS,  já que essa é uma causa que muitos se dizem comprometidos com ela.

Professor Canindé Rocha - Vereador pelo PT e integrante da Coordenação da CF 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário