segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Outubro deverá ser o mês mais seco do ano

Ventos_mais_fortes_deixam_clima_mais_seco_na_cidadeO dia 23 de setembro marca o início da primavera, conhecida como a estação das flores. Já em Mossoró, o período é de seca. Segundo Gilmar Bistrot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a partir de agora intensificará o período de seca. Outubro é considerado o mês mais seco do ano e tem média de chuvas entre 5 e 10 mm.

"Nesse período há uma carência muito grande de água. Mas as pessoas sentem mais a seca porque não houve água suficiente para a criação de animais e plantações. A combinação entre a baixa umidade relativa do ar, a escassez de chuvas e a velocidade do vento faz com que o clima passe de semiárido para árido, nesse período", diz o meteorologista.
 
Apesar do clima seco, a umidade relativa do ar não está abaixo do normal. "A umidade do ar em Mossoró está variando entre 45% e 60%. Não são valores preocupantes, somente quando fica abaixo de 30% pode gerar problemas. Nos próximos meses, essa média deverá se manter", explica Gilmar Bistrot.
 
Apesar disso, as temperaturas não são consideradas altas para o período. Enquanto que a média de Mossoró para as 13h fica em torno de 35°, no dia 21 de setembro ela chegou a 31,5°. As madrugadas também estão mais frias. No mesmo dia, a temperatura foi somente até os 22°, às 4h. A umidade relativa do ar nas madrugadas está alta, chegando a 86%. "Como as pessoas circulam mais durante o dia, elas sentem somente a umidade mais baixa, o que acontece entre 9h e 18h. No entanto, durante a madrugada, ela sobe bastante", destaca o meteorologista.
 
Sobre a previsão de chuvas, Gilmar Bistrot esclarece que no final de setembro e início de outubro pode haver pancadas de chuva sem muita intensidade por conta de frentes frias. No entanto, as chuvas são mais esperadas para o final do ano. "Para os meses de outubro e novembro as condições climáticas não devem variar muito. As mudanças devem ocorrer somente em dezembro", conclui Gilmar Bistrot. 
 
Fonte: Jornal O Mossoroense

Sem comentários:

Enviar um comentário