quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Agricultores são beneficiados com retroescavadeiras do PAC 2


Agricultores são beneficiados com retroescavadeiras do PAC 2  
Equipamentos melhoram condições das estradas para que produtores transportem seus produtos


Fonte: secom.gov.br

Agricultores familiares de municípios que receberam as primeiras retroescavadeiras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) contam agora com estradas vicinais em melhores condições para escoar seus produtos. “Havia uma grande necessidade de recuperar as estradas. Áreas ficavam alagadas quando chovia e o acesso a algumas propriedades, impossibilitado”, relata o agricultor familiar Antônio Redondo, 59 anos, morador de Trindade do Sul, a cerca de 400 quilômetros de Porto Alegre (RS). “Com a chegada do equipamento, o tempo de transporte diminui e qualquer veículo entra nas propriedades sem dificuldade”, diz Redondo.
  
Extremo sul - As estradas vicinais de Jaguarão, município gaúcho localizado no extremo sul do País, também estão mais acessíveis, diz a agricultora Claudete Ferreira Dutra Moraes, 42 anos, da Comunidade de Charqueadas. “Além de melhorá-las, as máquinas são usadas para abrir açudes, o que ajuda a enfrentar a seca. A água armazenada é utilizada nas plantações e serve para matar a sede dos animais”, relata. Claudete, que é filha de agricultores, mora com a família em uma área de sete hectares adquirida por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Máquinas beneficiam 60 milhões de pessoas
No primeiro semestre de 2012, para fortalecer a agricultura familiar brasileira, foram entregues 1.275 retroescavadeiras a 1.299 municípios de 26 unidades da Federação (a exceção é o Distrito Federal). A ação, feita dentro do eixo Transportes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), beneficia mais de 60 milhões de pessoas, entre as quais 3,5 milhões de famílias de agricultores familiares que vivem em municípios com até 50 mil habitantes e que ficam situadas fora de regiões metropolitanas.

Em um primeiro momento, foram injetados R$ 211 milhões na compra de máquinas que já foram entregues. Das 1.275 retroescavadeiras, 135 foram para a região Norte, 505 para o Nordeste, 275 para o Sudeste, 227 para o Sul e 133 para o Centro-Oeste. Agora, o governo federal vai universalizar a ação e atender todos os municípios brasileiros de até 50 mil habitantes e que estão fora de regiões metropolitanas. Serão doadas outras 3.591 retroescavadeiras e 1.330 motoniveladoras.

O cadastramento para participar do processo de aquisição pode ser feito pelas prefeituras até 18 de setembro no portal do MDA.

Sem comentários:

Enviar um comentário