quarta-feira, 27 de março de 2013

Momento importante >> Rio Grande do Norte vai comemorar os 50 anos do método Paulo Freire em Angicos


O Rio Grande do Norte vai comemorar na próxima semana, entre os dias 2 (terça-feira) e 3 (quarta-feira) de abril, os 50 anos da experiência de educação de jovens e adultos, desenvolvido pelo educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira.

A data será marcada por ampla programação no município de Angicos, organizada pela Secretaria de Educação do Estado, em conjunto com a Comissão do Projeto Paulo Freire 50  anos.

A programa prevê conferências e apresentações culturais. Será aberta pelo coordelista Hailton Mangabeira e com assinatura da ordem de serviço para a construção do Memorial Paulo Freire, além do lançamento do Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos.

Também haverá lançamento da Revista de Informação do Semiárido (RISA), numa Edição Especial intitulada “Angicos 50 anos depois do trabalho pioneiro de Paulo Freire nas 40 horas”.

Estarão presentes professores Moacir Gadott, do Instituto Paulo Freire, e Joaquim Alcoforado, da Universidade de Coimbra/Portugal que comandarão uma mesa redonda sobre a influência de Paulo Freire nas práticas de Educação de Adultos no Brasil e em Portugal.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
2 DE ABRIL
14h30 – Auditório Central do Campus de Angicos
*  Apresentação cultural: cordelista Hailton Mangabeira
* Abertura Oficial
* Assinatura da Ordem de Serviço para construção do Memorial Paulo Freire: Museu e Centro de Formação pelo Magnífico Reitor da UFERSA
* Lançamento do Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos pela Secretária de Educação do Estado do RN, Prof.ª Betania Leite Ramalho e Instituições parceiras.

16h30 - Conferência com Dr. Marcos José de Castro Guerra (ex-Coordenador de Círculo de Cultura): AS 40 HORAS DE ANGICOS: VÍTIMAS DA GUERRA FRIA?

19h – Escola Estadual José Rufino
* Apresentação Cultural: Atração musical regional e apresentação da peça “Paulo Freire” (Alunos de escolas públicas estaduais. Direção do Prof. Cláudio Cavalcante).
* Exibição do filme as “40 Horas de Angicos” e Documentário produzido pelo Núcleo de Referência da História e Memória da EJA (NUHMEJA) da UFRN com entrevistas a ex-alfabetizandos.
* Círculo de Cultura

3 DE ABRIL
Local: Auditório Central do Campus de Angicos

8h às 8h30 – Lançamento da Revista de Informação do Semiárido (RISA) – Edição Especial Angicos 50 depois do trabalho pioneiro de Paulo Freire nas “40 Horas”);

8h30 às 10h20 – Mesa Redonda: As 40 Horas de Angicos, Paulo Freire e sua influência nas práticas de Educação de Adultos no Brasil e em Portugal
* Composição da Mesa: Prof. Dr. Moacir Gadotti (Instituto Paulo Freire/Brasil) e Joaquim Alcoforado (Universidade de Coimbra/Portugal); mediação: Prof.ª Rita Diana de Freitas Gurgel.

10h20 - Intervalo

10h40 às 13h – Círculo de Cultura: Relatos das experiências dos ex-Coordenadores dos Círculos de Cultura e ex-Educandos das 40 Horas

15h – Auditório Central do Campus de Angicos
* Concessão de Título de Cidadão Angicano aos ex-Coordenadores dos Círculos de Cultura e homenagens póstumas pela Câmara Municipal de Angicos.

Fonte: BLOG DO CÉSAR SANTOS



Sem comentários:

Enviar um comentário