segunda-feira, 2 de março de 2015

Cidadania >> Número de mulheres empreendedoras aumentou 40% nos últimos anos

Segundo dados do Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, o número de mulheres empresárias subiu de 87 mil para 122 mil no Rio Grande do Norte entre os anos de 2002 e 2012, o que representa um crescimento de 40,2%. Em Mossoró, ramos normalmente dominados por elas, como o de beleza, estão entre os que mais registram formalizações. 

"Iniciar um negócio requer preparo, conhecimento e planejamento para minimizar os riscos de insucesso. Essa lição as mulheres que empreendem já aprenderam de forma bem mais contundente que os homens. O chamado sexo frágil está ocupando cada vez mais espaço no mundo dos negócios", declara o Sebrae em nota.

No ano passado, Mossoró registrou mais de cinco mil formalizações de Microempreendedores Individuais (MEI). Até o mês de novembro foram 5.238, o que representa 8,62% do total de MEI formal do Estado. Dentre as atividades que mais chamaram a atenção pelo número de formalizações estão às de cabeleireiro e atividades ligadas à comercialização de alimentos. 

A participação de mulheres nos pequenos negócios tem crescido ano a ano. Enquanto o número de mulheres empreendedoras cresceu mais de 40% no período analisado, entre os homens o aumento foi menor, de 27,2%, passando de 176 mil para 224 mil empreendedores do sexo masculino no Estado.
Contudo, o número de empregadores homens continua sendo maior, mesmo com crescimento mais acelerado do número de mulheres empreendedoras. Em 2002, o RN contava 10 mil mulheres empregadoras, número que saltou para 15 mil em 2011. No mesmo período, a quantidade de homens empregadores saiu de 27 mil para 31 mil.

Levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), revela ainda que, nos últimos 10 anos, 55% das empreendedoras formalizadas tinham pelo menos iniciado o Ensino Médio. Já entre os homens, esse percentual é de 38,5%.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Sem comentários:

Enviar um comentário