quarta-feira, 4 de março de 2015

IFRN realiza evento para debater valorização da cultura pesqueira da região salineira

Resultado de imagem para IFRN realiza evento para debater valorização da cultura pesqueira da região salineira
MACAU – O Campus Macau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) abriu o mês de março celebrando e debatendo a valorização da cultura pesqueira, por meio da realização do V Encontro de Pescadores e Pescadoras da Microrregião Salineira e o I Encontro dos Técnicos de Recursos Pesqueiros. 

Com os eventos unificados, a comunidade pesqueira e os estudantes do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros terão acesso a uma programação diversificada, visando o fortalecimento e valorização dos aspectos culturais da pesca. Além, da oferta de oficinas de artesanato, técnicas de navegação e pesca e das orientações sobre o mercado profissional. 
A programação será desenvolvida nesta quarta-feira, 4, e quinta-feira, 5. Hoje, das 8h às 9h, credenciamento e da 0h às 11h, abertura oficial do ciclo de atividades no auditório do Campus, com uma palestra de abertura com o professor Edmar Almeida de Moraes. Das 11h às 13h, almoço e apresentação de vídeos no local.
À tarde, das 13h às 15h, palestra para pescadores, ministrada pelos professores Francisco Ferreira e Paulo Victor, do IFRN/Campus Macau, abordando a temática “Conhecendo a geografia da Costa Branca”.

Das 13h às 15h, Oficinas para pescadores, nas salas de aula, com o tema “Navegação por GPS”, pelos professores Marcus Macedo e Alberto Motta, do IFRN/Campus Macau.

A terceira oficina para pescadores tratará do tema “Artesanato com materiais do pescado”, com Júlio César da Silva Cacho, do IFRN/Campus Macau.

Das 14h às 15h, palestra para estudantes, no auditório do Campus, pelos professores Varélio Gomes e José Garcia, do IFRN/Campus Macau, abordando “A Prática Profissional no Curso Técnico de Recursos Pesqueiros”.

Das 15h às 16h, intervalo (coffee break e atividade artístico-cultural), das 16h às 17h30, no Laboratório de Informática 2, oficinas para estudantes, com o professor Luiz Paulo, do IFRN/Campus Macau, sobre “Noções básicas de Excel para uso no TCC”. No mesmo horário, no auditório, oficina para pescadores, por Aminna Kelly Almeida de Oliveira, Helicarlos Batista de Morais, Ana Cristina Siqueira, do IFRN/Campus Macau, abordando a “Saúde do pescador”.
Nesta quinta-feira, 5, das 8h às 8h30, atividade física-laboral, no Centro de Convivência, com a professora Mônica Pereira, do IFRN/Campus Macau. Das 8h30 às 9h, no auditório, “História de pescador: relatos e causos da pesca”, responsável: Tacicleide com a participação de pescadores locais. Das 9h às 10h, no auditório, palestra para pescadores, ministrada pelo capitão-de-fragata Alexander Neves de Assumpção, capitão dos portos do Rio Grande do Norte, abordando a temática “Ações da Capitania dos Portos/Marinha do Brasil na costa potiguar”.

Das 9h às 10h, palestra para estudantes nas salas de aula, com o biólogo Sávio Arcanjo Santos Nascimento de Moraes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sobre a “Identificação de caranguejos e siris de interesse econômico”; Msc. Felipe de Oliveira Torquato, da UFRN, sobre “Efeitos das mudanças climáticas na pesca marinha”; Autor: Msc. Françoise Lima, da UFRN, sobre “Biologia e ecologia de cefalópodes: implicações para o manejo da pesca de polvo no Rio Grande do Norte”; professor dr. Marcelo Augusto Bezerra, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), sobre “A Pesca da Lagosta e suas dificuldades no Brasil”; Msc. Tiego Luiz de Araújo Costa, da UFRN, sobre “Biologia e ecologia de tubarões e arraias; Professores Msc. Danyelle Alves da Silva e Marcus Gomes Medeiros de Macedo, do IFRN/Campus Macau, abordando “A Pesca do peixe voador na cidade de Macau/RN: entraves econômicos e ecológicos”.

Das 19h às 11h, palestra para pescadores, nas salas de aula, com a seguinte temática: “Segurança na navegação”, pelo capitão-de-fragata Alexander Neves de Assumpção, da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte; Palestra para estudantes. No auditório, com o professor Dr. Fúlvio Aurélio de Morais Freire, da UFRN, com o tema “Cursos de graduação na área de Ciências do Mar”. Das 11h às 13h, almoço (apresentação de vídeos no auditório).
À tarde, das 13h às 15h, no auditório, mesa-redonda para estudantes, tendo como mediador o professor Varélio Gomes, do IFRN/Campus Macau, autores CREA (Marcelo Fernandes da Costa), Egressos e Empresas Júnior (João Pedro Ribeiro, da UFRN, e Iuri Bessa do Vale, da Ufersa), com o tema “Mercado de trabalho para técnicos de Recursos Pesqueiros”.

Na sequência, na Sala 76, mesa-redonda para pescadores, mediador professor Paulo Victor, do IFRN/Campus Macau, autores professor dr. Guelson Batista da Silva, da Ufersa, e Luiz Eduardo Carvalho Bonilha, do Ibama, com o tema “A pesca artesanal de atum e afins na Costa Branca/RN”. Das 15h às 15h30, coffee break, no Centro de Convivência.

Das 15h30 às 16h30, no auditório, palestra para estudantes, mediador Alberto Motta, autor Marcelo Gurgel Borba (ABCC), Mestrando em Recursos Pesqueiros e Aquicultura na UFRPE, com o título “Adaptação tecnológica da Carcinicultura brasileira em relação ao modelo asiático”. Palestra para pescadores, no auditório, autor Msc. Ana Helena Bevilacqua, da UFRN, sobre “O conhecimento tradicional e sua influência na Resiliência Socioecológica – conceitos e fundamentos”. Às 16h30, encerramento com atividade artístico-cultural, no auditório.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Sem comentários:

Enviar um comentário