sexta-feira, 22 de maio de 2015

DEBATE >> Seminário debate transposição das águas do rio São Francisco com políticos e entidades

Integração das bacias hidrográficas abrange as águas na região de ApodiIntegração das bacias hidrográficas abrange as águas na região de Apodi
Professores universitários, estudantes, representantes da classe política e de órgãos públicos envolvidos nas obras do São Francisco participarão no dia 29 deste mês do seminário sobre a Integração das Bacias Hidrográficas do Nordeste com a transposição das águas do rio São Francisco. O evento será realizado das 14h às 19h, no auditório do Hotel VillaOeste.

A iniciativa conta com a parceria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), e a presença de representantes da comissão, dos ministérios da Integração, do Conselho Gestor do Projeto de Transposição, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte e da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

O debate é proposto pelo deputado federal Beto Rosado (PP), um dos doze integrantes da comissão externa da Câmara que acompanha o andamento das obras no São Francisco. O potiguar está preocupado com o projeto do ramal Apodi, que receberá as águas da transposição a partir do município de Major Sales, no Alto Oeste.

"Sem o ramal concluído, essa obra não chegará à região Oeste, castigada há tantos anos pela falta d'água. Por isso, a cobrança é constante, mesmo com a garantia dada pelo Ministério da Integração de que o projeto do ramal está sendo concluído", destacou o deputado. A ideia do debate é possibilitar que a população conheça os impactos e as oportunidades das obras da transposição das águas do rio São Francisco. 

Orçada em R$ 8,2 bilhões e com 74% de suas obras executadas, a transposição deve trazer segurança hídrica a 12 milhões de pessoas de quatro estados do Nordeste Setentrional (Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), região atingida pela pelas secas.

Entre as regiões beneficiadas pela obra estão as bacias Terra Nova, Pajeú, Brígida, Moxotó e do Agreste, em Pernambuco; do Jaguaribe e bacias metropolitanas, no Ceará; Apodi e Piranhas-Açu, no Rio Grande do Norte; Paraíba e Piranhas, na Paraíba.

Programação
Data: 29 de maio (sexta-feira)
Horário: 14h às 19h
Local: Auditório do Hotel VillaOeste
Av. Presidente Dutra nº 870 – Ilha de Santa Luzia - Mossoró/RN

Mesa 1: PAUTAS ACADÊMICAS - 14h às 16h
Coordenação: Prof. Doutor Luiz César (Ufersa)
CARACTERIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI-MOSSORÓ
Prof. Doutor Paulo César (Ufersa)

CONTEXTO GEOAMBIENTAL E SOCIOECONÔMICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI-MOSSORÓ
Prof. Doutor Rodrigo Guimarães de Carvalho (Uern)

DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO DO RIO APODI-MOSSORÓ
Profª. Doutora Sueli Leal de Castro (Uern)

GARANTIAS HÍDRICAS A PARTIR DA TRANSPOSIÇÃO
Prof. Doutor José Francismar de Medeiros (Ufersa)

O PAPEL DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI-MOSSORÓ
Prof. Doutor Ramiro Gustavo Valera Camacho (Uern)

15h30 - debates
Mesa 2: A FEDERAÇÃO E SUAS PAUTAS - 16h às 18h
Coordenação: Professor Mestre Betinho Rosado, autor da proposição que autoriza o Poder Executivo a incorporar a bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró a área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf
PROJETO GERAL DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO ÊNFASE NO EIXO NORTE. TRECHO IV
Ministério da Integração Nacional

OPERADOR DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO SÃO FRANCISCO – Decreto nº 8.207 de 14/03/2014
José Machado – Assessor da presidente da Codevasf

SITUAÇÃO DOS PROJETOS DO GOVERNO DO RN RELACIONADOS À INTEGRAÇÃO DO SÃO FRANCISCO: A visão sobre o uso das águas
José Mairton Figueiredo de França - Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN

TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO E SEUS EFEITOS SOBRE O TERRITÓRIO POTIGUAR: Impacto ambiental e a população beneficiada
Josivan Cardoso Moreno - Diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas do RN

17h30 - debates
 Mesa 3: A PAUTA POLÍTICA - 18h às 19h

Sem comentários:

Enviar um comentário