quarta-feira, 8 de julho de 2015

Laboratório do Centro de Biociências da UFRN recebe prêmio da ONU em reconhecimento ao trabalho para restauração de vegetação na Caatinga.

O Laboratório de Ecologia da Restauração (LER), coordenado pela professora Gislene Ganade, do Departamento de Ecologia do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CB/UFRN), recebeu o certificado “Dryland Champions Brazil" entregue pela Organização das Nações Unidas (ONU)  e o Ministério do Meio Ambiente.
Com o objetivo avançar o conhecimento científico na área de Ecologia e o intuito de gerar novas tecnologias aplicáveis à restauração de ambientes degradados, o LER atua desde o ano 2000 no Brasil desenvolvendo pesquisa científica em uma variedade de ecossistemas tropicais e subtropicais.
Este certificado, da Convenção das Nações Unidas para o Combate à desertificação (UNCCD), foi concedido ao laboratório em reconhecimento à importante contribuição no desenvolvimento de técnicas avançadas para a restauração da vegetação de Caatinga degradada.
Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca
A UNCCD é reconhecida como o instrumento fundamental para erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável nas áreas rurais das terras secas, que incluem as Áreas Susceptíveis à Desertificação (ASD) brasileiras.
O tema da desertificação no país se encontra no centro da formulação política, seja pelo marco legal, por ser o objeto de Projeto de Lei em tramitação, seja pelo significado estratégico, por ser reflexo do novo enfoque de qualificação do uso sustentável dos recursos naturais como elemento transformador da relação sociedade e meio ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário