segunda-feira, 6 de julho de 2015

Brasil hoje é referência >> Mundo deve priorizar a proteção social como ferramenta de desenvolvimento, diz ONU

Segundo a OIT, vários países em desenvolvimento estão corajosamente expandindo regimes de proteção social. Foto: OIT / Ferry Latief
AdicioSegundo a OIT, vários países em desenvolvimento estão corajosamente expandindo regimes de proteção social. Foto: OIT / Ferry Latiefnar legenda

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho e o Banco Mundial, essa medida traria segurança financeira e apoio para todos durante seu ciclo de vida – em especial aos pobres e vulneráveis.
Agora é o momento para a proteção social universal garantir que ninguém será deixado para trás, declararam nesta terça-feira (30) os chefes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Banco Mundial, notando que a educação primária universal tornou-se um Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em 2000, e 12 anos depois , a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução endossando a cobertura da saúde universal.
“A nova agenda de desenvolvimento que está sendo definida pela comunidade mundial – os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODSs) – que fornece uma oportunidade única para as nossas duas instituições unirem esforços para tornar a proteção social uma realidade universal, para todos, em todos os lugares”, disseram em uma declaração conjunta o diretor geral da OIT, Guy Ryder e o presidente do Grupo Banco Mundial, Jim Yong Kim.
De acordo com o Banco Mundial e a OIT, a proteção social universal refere-se a políticas destinadas a garantir a segurança de renda e apoio a todas as pessoas em todo o ciclo de vida – com especial atenção para os pobres e os vulneráveis.

“A proteção social universal inclui: transferências de renda adequadas para todos aqueles que necessitam, especialmente as crianças; benefícios e apoio às pessoas em idade de trabalho em caso de maternidade, invalidez, acidente de trabalho ou àquelas desempregadas; e pensões para todas as pessoas mais velhas”, disse o comunicado.
“Esta proteção pode ser fornecida através de seguro social, benefícios sociais financiados pelos impostos, serviços de assistência social, programas de obras públicas e de outros regimes que garantem a segurança de renda básica”.

Sem comentários:

Enviar um comentário