De acordo com o novo procedimento, quando o técnico faz a leitura do hidrômetro e verifica que o consumo de água foi superior a cinco vezes a média dos últimos meses, a fatura é retida e o consumidor recebe um aviso contendo as orientações. A partir daí é feito um Registro de Atendimento (RA), sem a presença do usuário, para apurar as causas da alteração no consumo.
Uma das instruções ao consumidor é para a disponibilizar os serviços eletrônicos da Caern, através da Loja Virtual, inserida no site ou telefonar par um dos números contidos na própria conta na parte superior à direita. O Aviso adverte que foi registrada uma leitura de hidrômetro e constatado um consumo muito superior ao esperado. Para evitar transtornos, a Caern retém a conta para análise e posteriormente enviada. A empresa recomenda verificar a existência de vazamentos no imóvel.
VAZAMENTOS
Os vazamentos mais frequentes são encontrados em válvulas de descargas, em boias quebradas, tubulações antigas e enterradas, torneiras e chuveiros que extravasam e mangueiras com pequenos furos. Comprovada a existência de vazamentos, o proprietário deve consertar imediatamente o dano, informando à companhia a solução do problema para obter desconto na emissão da nova conta.
No aviso entregue ao cliente, é apresentado o histórico de consumo dos últimos seis meses para que o consumidor avalie a quantidade de metros cúbicos de água consumida mês a mês pelo imóvel. O assessor Comercial, José Dantas, recomenda aos usuários que façam sua própria leitura, anotando os números aparentes no hidrômetro para que sejam comparados com o consumo do mês anterior e assim evitar surpresas com os excessos e valores elevados.
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