NOTA DO BLOG: A notícia abaixo que a cada dia se torna mais frequente, vem nos alertando para esse grave problema que a cada dia inclui mais cidades. Porém observo que as pessoas e também os órgãos responsáveis pela distribuição e pelo abastecimento ainda não despertaram para essa grave situação e continuam usando a água sem nenhuma preocupação em reduzir sua quantidade, já tendo sido divulgado que a Barragem Armando Ribeiro está com o prazo de distribuição de água estabelecido.
Segue abaixo a matéria:
No caso dessas cidades, no entanto, a situação de colapso já tem previsão para ser revertida. Será no prazo de 60 dias, que é o tempo necessário para que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) execute o trabalho de realocação do ponto de captação de água no Rio Piranhas Açu, no município de Jucurutu.
Para a execução do serviço, a empresa deverá implantar mais de 1.000m de tubos com diâmetro de 300 mm, adquirir e instalar bombas e quadros de comando, assim como estender a alimentação elétrica pela mesma extensão. As condições locais são adversas, pois se trata de áreas inundadas até recentemente, exigindo o uso de máquinas pesadas e mão-de-obra especializada.
MEDIDA PALIATIVA
Técnicos da companhia tentaram uma solução paliativa, fazendo aberturas no canal de comunicação da água, para que o abastecimento perdurasse por mais algum tempo. No entanto, a desobstrução do canal e retirada de vegetação não foi suficiente para que a água escoasse até a estação de bombeamento, devido ao nível muito baixo do rio.
Fonte: Jornal de Fato
Sem comentários:
Enviar um comentário