terça-feira, 13 de setembro de 2016

DEFESA DA FLORESTA >> Uma Amazônia em cada casa


Exibindo

"Somos a primeira geração a sentir os impactos das mudanças climáticas e a última capaz de fazer algo a respeito". A frase é do presidente americano Barack Obama e joga no nosso colo a enorme responsabilidade de virar o jogo.
Entre 2014 e 2015 a região Sudeste do Brasil enfrentou uma situação até então inédita: as torneiras de grandes cidades ficaram secas como os açudes do sertão. E foi assim, no susto, que milhares de pessoas compreenderam que o que acontece na floresta... não fica na floresta.
Os anos de abuso descontrolado de recursos naturais, seja por desmatamento, pecuária ou simplesmente pela péssima gestão ambiental de governos, vinham matando rios e nascentes. A natureza cobrou seu preço.
Lutar contra as mudanças climáticas e a destruição florestal é um exercício diário, como escovar os dentes: os benefícios chegam com a repetição.
Quando você percebe que é parte do problema (e da solução!), é difícil voltar aos velhos péssimos hábitos. Mas você não precisa se acorrentar a uma árvore na Amazônia para impedir que ela seja destruída.
Você está lutando pelo meio ambiente quando opta por economizar energia elétrica na sua casa, por exemplo. E também quando recicla seu lixo e escolhe reutilizar, ao invés de gerar mais resíduos e mais demanda.
Em uma simples ida ao supermercado você tem o poder da escolha, de ir atrás e saber de onde vem o produto que está comprando. Você está defendendo a floresta quando exige de empresas produtos e atitudes mais responsáveis e, dos congressistas, decisões e atitudes mais alinhadas com os desafios do nosso milênio.
* Rosana Villar é jornalista da campanha de Amazônia do Greenpeace

Sem comentários:

Enviar um comentário