quarta-feira, 5 de abril de 2017

LITERATURA POTIGUAR >> Escritor mossoroense lança coletânea com contos de autores potiguares



“Novos Contos Potiguares” será lançado hoje na Ufrn
Será lançado nesta quarta-feira em Natal, o livro Novos Contos Potiguares. A obra, do escritor mossoroense Thiago Jefferson, será apresentada durante a Feira de livros da Cooperativa Cultural, instalada no Centro de Convivência da UFRN, a partir das 11h.
O livro do autor mossoroense surge como uma espécie de sequência a obras similares, veiculadas anteriormente, por outros nomes da literatura potiguar.
“A ideia da coletânea surgiu quando, ao pesquisar mais profundamente os livros de contos publicados por autores potiguares, notar que existe uma lacuna que deveria ser preenchida”, destaca Thiago Jefferson.
A primeira antologia no gênero foi organizada em 1966 por Nei Leandro de Castro, intitulada “Contistas Norte-rio-grandenses”. Em 1987, o crítico literário Manoel Onofre Jr. lançou outra coletânea, sob o título “Os potiguares – I – Contistas”. Em 2003 este material foi revisto e aumentado, agora com o nome “Contistas potiguares”.
“Desde 2003, porém, novos valores surgiram, escrevendo textos no gênero com qualidade invejável. Daí o interesse em conseguir juntar esses novos nomes, junto há alguns consagrados, e publicar esta coletânea”, destaca Thiago Jefferson.
Todos os textos da nova coletânea são inéditos. A obra é composta por 21 autores e foi publicada pela CJA Edições. Após um trabalho de contatos encaminhados pelo autor.
“Após selecionar alguns dos autores mais expressivos no gênero, entrei em contato um a um, através de ligações ou mensagens, e fiz a provocação de criar, um texto que se passasse no RN ou tivesse o Estado como situação do enredo, seja através de citação direta ou mesmo através da descrição de paisagens, linguagem e/ou a presença de um meio comum que pudesse situá-lo nesta terra de Poti”, destaca.
Além de Natal o livro será lançado em Mossoró, em data a ser definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR ESTÁ AQUI. NESSE BLOG, BUSCAMOS PUBLICAR COMENTÁRIOS DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS.