O II Encontro de Comunidades Quilombolas do Sertão Cabugi, no município de Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte, já tem data marcada. Será no dia 9 de dezembro, na comunidade Quilombolas de Aroeira. A programação ocorrerá paralelamente à entrega do título da terra pela Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária (Seara).
O evento terá participação das comunidades quilombolas dos municípios de Afonso Bezerra, Angicos e Pedro Avelino. Pelo poder público participam representantes da Coordenadoria Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coeppir), da Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Quilombolas (Conaq), do poder legislativo municipal e do meio acadêmico.
O encontro é articulado por meio de uma rede de apoio à organização, reconhecimento e certificação das comunidades quilombolas das cidades de Afonso Bezerra, Angicos e Pedro Avelino. Para 2018, estão programados mais dois encontros. O terceiro será em janeiro, na Comunidade Quilombola de Curralinho, em Afonso Bezerra. O quarto acontecerá na Comunidade Quilombola de Livramento, no mês de fevereiro, em Angicos.
“A importância destes eventos se dá em um momento de necessária visibilidade destas comunidades em torno de sua identidade como meio para acesso a políticas públicas, e, efetivamente, de combate ao racismo”, destaca o antropólogo Geraldo Barboza de Oliveira Junior, que participa da organização do encontro.
Atenciosamente
Geraldo Barboza de Oliveira Junior - Antropólogo/Analista Socioambiental
Sem comentários:
Enviar um comentário