quarta-feira, 17 de abril de 2019

ARQUIVOS DE HISTÓRIAS SUPRIMIDAS >> Você sabia que as cesáreas modernas foram inventadas por mulheres africanas, séculos antes de serem padronizadas em outros lugares?

A imagem pode conter: desenhoParteiras e cirurgiãs que moravam em volta do Lago Tanganica e do Lago Vitória aperfeiçoaram o procedimento há centenas de anos. Quando um bebê não podia nascer por via vaginal, essas mulheres sedavam a mãe em trabalho de parto usando grandes quantidades de vinho de banana. Elas amarravam a mãe à cama por segurança, esterilizavam a faca usando calor e faziam a incisão, agindo rapidamente como uma equipe para evitar a perda excessiva de sangue ou o corte acidental de outros órgãos.

Em Uganda, cesarianas eram normalmente realizadas por uma equipe de curandeiros homens, mas na Tanzânia e na RDC, elas eram tipicamente realizadas por parteiras mulheres.

A maioria das mulheres e bebês sobreviviam, e quando questionados sobre isso por colonizadores europeus em meados do século XIX, muitas pessoas em Uganda e na Tanzânia indicaram que o procedimento era realizado rotineiramente desde tempos imemoriais. 

Isso numa época em que os europeus mal haviam começado a lavar as mãos antes de realizar cirurgias, e quando quase 100% das mulheres europeias morriam depois de uma cesariana.

Explicações detalhadas das cesarianas ugandenses foram publicadas globalmente em periódicos acadêmicos na década de 1880.


Sem comentários:

Enviar um comentário