sábado, 11 de maio de 2019

A HISTÓRIA ATRAVÉS DA ARTE >> Filme sobre resistência feminina na Ditadura Militar é exibido em Natal

Codinome Breno


Na próxima quarta-feira (15), será realizado o Sessão Teia-Brasil, novo projeto de exibição e discussão de longas-metragens brasileiros contemporâneos e de curtas-metragens potiguares. Nesta edição, serão exibidos dois documentários sobre as memórias da Ditadura Militar no Brasil (1964-85): o longa “Torre das Donzelas” (2018) e o curta “Codinome Breno” (2018). Após a última sessão, haverá um debate com a presença dos realizadores convidados.
Ainda inédito em Natal, o premiado filme Torre das Donzelas, dirigido por Susanna Lira, aborda a memória e resistência de mulheres que foram presas durante a ditadura militar num conjunto de celas femininas do Presídio Tiradentes, em São Paulo. Já o curta potiguar Codinome Breno, com direção de Manoel Batista, trata da memória familiar do realizador através da busca pela história de militância política do seu pai durante a Ditadura Militar no Brasil.
O evento acontecerá no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, em duas sessões: às 16h30 e às 19h, sendo a última seguida de debate com os realizadores. Os ingressos antecipados estão à venda pelo site sympla.com.br/teiabrasil ou no dia do evento, na bilheteria do teatro.
O projeto Sessão Teia-Brasil conta com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto e Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, através do edital Pauta Livre TCP 2019, e com o apoio cultural do Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN), Cooperativa Cultural, Cinemateca Potiguar (IFRN) e mandato da vereadora Divaneide Basílio (PT).
Saiba mais sobre os filmes exibidos:

Torre das Donzelas (Dir: Susanna Lira, 2018, 97 min, 12 anos)

Sinopse: O documentário Torre das Donzelas recupera a história de um grupo de mulheres presas políticas que ocupou uma cela no presídio Tiradentes. Quebrando o silêncio, 40 anos depois, ex-companheiras de cela de Dilma Rousseff revelam como viveram juntas no cárcere sob a ditadura militar.
O filme tem conquistado inúmeros prêmios, dentre eles, o de melhor documentário brasileiro na 42° Mostra Internacional de Cinema, prêmio especial do júri no 51° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, melhor documentário (júri oficial e popular) e melhor direção de documentário no Festival do Rio.
Confira o trailer: https://youtu.be/xxUzXbiksIo

Sem comentários:

Enviar um comentário