Com uma extensão programação, o Campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, realiza de 07 a 10 de outubro, a VII Semana de Ciência e Tecnologia. A VII edição da Secitc tem como tema Ufersa Angicos no cenário regional: uma década de desenvolvimento socioeducacional. Na edição anterior foram mais de 800 participantes, entre inscritos e visitantes. A estimativa dos organizadores é que esse ano o publico supere a marca de mil participantes.
A Secitc é direcionada para toda a comunidade estudantil da região do sertão central, abrangendo além dos discentes da Ufersa, estudantes de outras instituições de ensino fundamental, médio, profissionalizantes, bem como toda a população que queira participar. “A Semana de Ciência e Tecnologia é o maior Evento da região do Sertão Central do Rio Grande do Norte envolvendo Ciência, Cultura, Educação, Inovação e Tecnologia”, ressalta a coordenadora da Secitec, a professora da Ufersa Angicos Jacimara Vilar.
A programação é composta por 08 palestras voltadas para as experiências científicas e empresariais produzidas no Campus da Ufersa Angicos nas áreas de Educação, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Computação. Por minicursos com o intuito de apresentar a estrutura básica ou a introdução para ferramentas e técnicas específicas nas áreas de Educação, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Engenharias e Computação, para que o participante possa adquirir conhecimentos prévios e possível continuidade posteriormente.
Já as oficinas visam promover o aprendizado prático e compartilhado a partir da produção coletiva nas áreas de Educação, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Engenharias e Computação. As exposições vão mostrar os laboratórios, salas de aula e estandes, fundamentos teóricos e práticos a partir de projetos experimentais interativos e interdisciplinares desenvolvidos por alunos e profissionais.
A Secitec contará ainda com apresentações culturais que engloba o SarAlma, um projeto que envolve a expressividade artística da comunidade por meio de música, poesia e arte. O SarAlma Traz como temática deste ano: “Da força do meu sertão, trago as raízes no coração” e, o CinePet com a exibição de curtas-metragens com temáticas voltadas à reflexão da ética e moral, de forma dialogada.
Na vertente mais acadêmica a programação contempla a apresentação de trabalhos científicos acerca das temáticas relevantes da região e envolvendo os temas Educação, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Engenharias e Computação. A realização da VII Secitc é uma estratégia que potencializa a apropriação social do conhecimento.
“A ideia é para que nos dias 07, 08, 09 e 10 de outubro de 2019 a Ufersa Angicos se transforme em palco do maior evento científico da região central do Rio Grande do Norte, ao promover práticas que despertam o interesse, a curiosidade, estimulando e inspirando a construção de conhecimentos, incentivando atitudes criativas e críticas para a solução de problemas, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária”, considerou Jacimara.
A Secitc é um evento construído de forma coletiva, com o envolvimento e interação entre pesquisadores, professores, técnicos administrativos e estudantes dos diversos níveis de educação e de instituições de ensino que se dispõem ao trabalho em equipe. “Uma oportunidade de usufruir de uma programação científica com prazerosas pausas culturais. Venha ficar conosco durante esses quatro dias”, convida a professora Jacimara Villar.
Sem comentários:
Enviar um comentário