domingo, 29 de março de 2020

CORONAVÍRUS >> Saiba como evitar a contaminação dos alimentos em sua casa

Em tempos de quarentena e tentativa de conter a pandemia do coronavírus, é muito importante manter a preocupação e o cuidado com os alimentos que chegam à nossa casa. Isso tudo porque é sabido que mudanças bruscas na rotina e na alimentação podem acabar prejudicando a imunidade dos moradores e deixando as pessoas de casa mais vulneráveis ao Covid-19. O nutrólogo Guilherme Mattos separou algumas dicas para alertar os brasileiros em relação às novas práticas domésticas.
Ir ao supermercado para fazer compras é quase inevitável em algumas regiões onde não há delivery, por isso é importante que todos tomem cuidado com o que chega em casa. Isso inclui legumes, frutas e outros alimentos e embalagens.
Para alimentos industrializados, embalados ou até mesmo em caixas, como o leite, o ideal é usar um pano com álcool em gel 70%. Já produtos em recipientes vedados devem ser bem lavados com água corrente da torneira.
Em relação a frutas, legumes, hortaliças e verduras, a higienização deve ser realizada também com água corrente e logo após a lavagem, deixar os alimentos imersos em uma solução com água sanitária por 15 minutos – lembrando de usar uma colher de sopa a cada 1 litro de água. Após esse tempo, lavar novamente e deixar secar naturalmente. Caso o alimento não seja consumido, é importante guardar na geladeira em recipientes com tampa.
Mattos alerta para a necessidade de higienizar além dos alimentos o local onde eles serão estocados, incluindo pia, bancadas e a despensa. “Pode ser com água e sabão ou o álcool em gel”, recomenda.

Como preparar os alimentos?

Quem ficar responsável pela preparação dos alimentos deve ter muita atenção neste momento. O indicado é sempre lavar as mãos durante todo o processo, porque embora o calor do cozimento iniba o vírus, ele ainda pode permanecer na pele e, pior, contaminar os alimentos crus e gelados.

Sem comentários:

Enviar um comentário