sábado, 20 de junho de 2020

COMO SEMPRE, ENTRE OS PIORES >> Nenhuma novidade para quem se elegeu e se sustenta usando fake news como sua principal armadura!


A imagem pode conter: 1 pessoa, texto


O governo de Jair Bolsonaro não aderiu a uma iniciativa de países de todo o mundo para estabelecer um compromisso de não difundir desinformação em meio à pandemia.⠀
O documento foi assinado por 132 países e autoridades. Aliados do governo Bolsonaro como Israel, Índia, Hungria e Japão assinaram a declaração. Até mesmo o governo dos EUA de Donald Trump aderiu, assim como o Reino Unido de Boris Johnson.

Na América do Sul, só o Brasil ficou de fora. Procurado, o Itamaraty não retornou aos pedidos de esclarecimento sobre a decisão de não aderir à iniciativa. Países comunistas como China, Cuba e Coreia do Norte tampouco aderiram ao projeto. O governo russo foi outro que ficou de fora, além de Filipinas.

"Desde o surto do vírus covid-19 e a declaração da pandemia, o secretário-geral da ONU e outros líderes das nações unidas e suas instituições têm chamado cada vez mais a atenção para o desafio da "infodemia" ou da desinformação pandêmica", diz o texto.

"À medida que a COVID-19 se espalha, um tsunami de desinformação, ódio, bode expiatório e assustador foi desencadeado", alerta. Segundo os governos, em tempos de crise de saúde, "a propagação da "infodemia" pode ser tão perigosa para a saúde e segurança humana quanto a própria pandemia". "Entre outras consequências negativas, a COVID-19 criou condições que permitem a disseminação de desinformação, notícias falsas e vídeos para fomentar a violência e dividir as comunidades", alertam os governos.

O documento, que elogia os trabalhos da ONU e OMS, ainda confirma o "papel fundamental da imprensa livre, independente, responsável e pluralista para aumentar a transparência, a responsabilidade e a confiança, o que é essencial para alcançar o apoio adequado e a conformidade do público em geral com os esforços coletivos para conter a propagação do vírus".



Sem comentários:

Enviar um comentário