quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

CLIMATOLOGIA >> O LAPIS - Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites, mostra a distribuição do regime de chuvas no território brasileiro


🛰
O índice que permite planejar políticas a partir da quantificação da intensidade da seca
.
🌵
No Brasil, embora seja muito comum se associarem episódios de seca à região semiárida, esses eventos climáticos estão bem distribuídos pelo País. Existem diversas regiões do Brasil, onde a seca tem provocado severa crise na disponibilidade de água à população, como também às mais importantes atividades e setores econômicos.
.
⛈
É o que mostra o Índice Padronizado de Precipitação (SPI), com dados referentes aos últimos três meses. O SPI-3 é um dos mais importantes indicadores, utilizados para o monitoramento de secas.
.
🎲
Talvez você esteja curioso sobre como é possível estimar o índice SPI, a partir de dados de satélite. A principal característica do SPI é a possibilidade de monitoramento tanto de condições secas como úmidas, em diversas escalas temporais. Essa flexibilidade temporal possibilita utilizar o SPI em várias aplicações.
.
📡
Como exemplo, o Laboratório @Lapismet utilizou dados de precipitação por satélite, a partir de dados provenientes do CHIRPS, para calcular séries temporais de SPI, no período de 1901-2016, no Semiárido brasileiro.
.
📗
Como resultado, foi lançado o Livro “Um século de secas” (https://letrasambientais.org.br/sobre-livro), no qual os autores analisaram, de forma inédita, a história das secas na região, durante mais de 100 anos, de acordo com a severidade de cada evento climático, usando o índice SPI. Isso permitiu identificar e avaliar as respostas mais bem-sucedidas, apresentadas pelos governos, em termos de políticas e ações de adaptação à seca.
.
☀
Na obra, o indicador SPI, ao lado de outros índices de seca, também permitiu o estudo da “Seca do Século”, ocorrida no período de 2011-2017, no Semiárido brasileiro, considerada a pior já registrada na história do País. O fenômeno, com intensidade, abrangência e duração sem precedentes até então, acarretou consequências devastadoras à população, economia e governos, tomando proporções de desastre natural. O estudo foi validado na região dos Cariris, considerada a área mais seca do Brasil.
.
Até mais,
Humberto Barbosa
.
🚀
Se você gostou desse conteúdo, faça parte da nossa comunidade exclusiva no Telegram. É só baixar o aplicativo Telegram e acessar este link: https://t.me/joinchat/AAAAAFgJq7gE8h5O9AL4bA

Sem comentários:

Enviar um comentário