A segurança hídrica como direito universal, assim como os meios para assegurar essa conquista, estarão em debate nos próximos dias 22 e 23 de março, durante a realização da primeira edição do Workshop Internacional Uso Racional da Água, evento criado para celebrar o Dia Mundial da Água. A iniciativa é da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). colaboradora.
Na Ufersa, o evento é idealizado pelo grupo de pesquisa Sistema de Gerenciamento e Efetividade da Conservação da Águas (Sigeca), dentro do projeto Diretrizes para Elaboração de um Plano de Uso Racional da Água (Depura). Além da universidade do semiárido potiguar, a realização do workshop também conta com a participação da Universidade Católica de Córdoba (Argentina) e da Universidade de Córdoba (Espanha).
No primeiro dia do evento, 22, será debatido o tema “Segurança hídrica para o desenvolvimento sustentável”, tendo como palestranteo presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Roberto Sérgio Linhares, a partir das 9h50. Terá transmissão pelo canal ODS Agenda 2030, no Youtube.
Durante os dois dias, a programação ainda prevê conferências, trocas de experiências e painéis com representantes de instituições nacionais (além da Ufersa e Caern, a USP, UFBA, UNICAMP, UFCG, IFPB) e internacionais (US Salinity Laboratory – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Universidade Católica de Córdoba – Argentina e Instituto Patagônico de Estudos dos Ecossistemas continentais – IPEEC/CONICET, Argentina).
Também estão previstos, na programação transversal, momentos culturais e cursos online oferecidos pela Agência Nacional da Águas e Saneamento (ANA). O primeiro momento cultural, pela manhã, será a apresentação do cordel ECONOMIZAR ÁGUA É PRA JÁ!, do artista popular Wagner Cortêz de Lima. No começo da tarde, Wagner também apresenta a peça O Monólogo do palhaço - O PRINCÍPIO DA EXISTÊNCIA: A ÁGUA!
Outra atração do workshop é o desafio #uso racional da água, que vai premiar as melhores ideias e práticas na área de gestão sustentável da água. O anúncio dos vencedores será no final do evento. Os três vencedores de cada categoria receberão premiações diversas (um mil reais em espécie para os primeiros colocados, troféu, certificado, livros, mochilas personalizadas e camisetas). Os dez finalistas terão seus trabalhos publicados em edição especial do Dia Mundial da Água da Revista Informação em Cultura da Edufersa.
O dia 22 de março como Dia Mundial da Água foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). É uma data para a celebração da consciência sobre a importância de conservar, preservar e proteger os recursos hídricos no planeta.
Fonte: https://defato.com/mossoro/94562/ufersa-organiza-workshop-internacional-sobre-segurana-hdrica
Sem comentários:
Enviar um comentário