segunda-feira, 19 de abril de 2021

19 DE ABRIL >> Dia dos Povos indígenas, nativos que a partir de 1.500 tem lutado por seu direito sagrado à sua terra e a vida!

Hoje é o dia dos povos: Jês, Kariris, Karajás, Tukanos, Caraíbas, Makus, Nambikwaras, Tupis, Bororós Guaranis, Kaiowa, Ñandeva, YemiKruia, Yanomá, Waurá, Kamayurá, Iawalapiti, Suyá, Txikão, Txu-Karramãe, Xokren, Xikrin, Krahô, Guajajarás, Fulnios, Ramkokamenkrá, Suyá, Tupinambás, Quéchua andino, Nahuatl, Maya, Quechua, Aymara, K´iche´, Zapoteco, Pés Pretos, Moikanos, Cheroke, Navajo, Miwok, Hopi, Sioux, Potawatomi, Shoshone, Chaiennes, Aymara, Takuna, Ykoma, Mapuche, Shosone, Kiowa, Crow e outras tantas nações ou famílias originárias das américas.

Eu tenho um sonho de uma grande reunião de pensamento dos povos povos Originários sob a guarda dos deuses da terra e os Orishás da África.

E com a minha fala e visão de homem preto e não indígena…. Peço licença aos mais velhos desta grande reunião de Povos Originários, para falar da luta de meus irmãos. 

Meus ancestrais, que vieram da África encontraram estes povos aqui e como eles fomos escravizados e massacrados até os dias de hoje em nome de uma sociedade capitalista. Agradeço a muitos povos o acolhimento de nosso povo fugido das senzalas. 

"Os índios sabiam que a vida equivale a terra e seus recursos, que a América era um paraíso, e

não podiam compreender porque os invasores do Leste estavam decididos a destruir tudo que

era índio e a própria América. E se os leitores deste livro, alguma vez, puderem ver a pobreza,

a desesperança e a miséria de uma reserva índia moderna, acharão possível compreender

realmente as razões disso." ( Trechos do livro "Enterrem meu coração na Curva do Rio”- de Dee Brow).

A dor desta invasão ao útero da terra( Américas) com canhões e soldados, vieram macular este lugar e dar dor sangrenta de povos originários e africanos escravizados.

Atrás de riquezas atravessaram o oceano, deste de Colombo até os dias de hoje. Dividindo com suas facas cruéis a terra e a vida e a vida dos povos destas terras…. O assassinato foi substituído pelo termo colonizar ou pacificar. Hoje usado pela polícia em várias comunidades da periferia e do campo.

Mudaram o sentimento dos povos e a melancolia tomou conta de seus corações.

“Uma vez eu me movia como o vento. Agora eu me rendo a você e isso é tudo”.„No início, o mundo estava coberto de trevas.“ “Eu protegerei meu povo se eu viver. Por mim não temo, pois tenho a palavra de Usen. “ ( Gerônimo , foi um líder indígena da América do Norte, comandando os apaches chiricahua que, durante muitos anos, guerrearam contra a imposição pelos brancos de reservas tribais aos povos )

“(...)Ai, esta terra ainda vai cumprir o seu ideal

Ainda vai tornar-se um imenso Portugal

Sabes, no fundo eu sou um sentimental

Todos nós herdamos no sangue lusitano

Uma boa dose de lirismo, além da sífilis, é claro

Mesmo quando as minhas mãos estão ocupadas

Em torturar, esganar, trucidar

Meu coração fecha os olhos e sinceramente chora(...)” - Musa do Meu Fado, Chico Buarque de Holanda.

Esta missão de mais de 5 séculos de Colonização ou melhor de Euro-formação. A transformação da Cultura Americana Original em um híbrido com a Europa.

Esta forma capitalista foi a que criou a nossa tri etnia no continente de povos originários, africanos e europeus, que construíram uma cultura do continente americano.

Voltemos os olhos aos povos Originários do nosso território, que esta pan-eugenia. Vem destruindo a cada dia as pessoas morrendo ou melhor nossos saberes morrendo. Cada dia surgindo mais e mais caboclos , que nos trarão mensagem do Orun( mundo espiritual dos povos africanos).

Os velhos devem estar felizes com as falas dos outros mais velhos. Estas falas devem ecoar em nossos corações, transformar e curar o útero de nossa terra.

"Os brancos introduziram a fumaça dos trens, o uísque, as doenças infecciosas e acabaram com as florestas e a vida selvagem."

“Antes de tudo, o índio precisa de terras. Índio é dono da terra. Então, o branco deve respeitar a terra do índio.” - Mario Juruna 

“Precisamos estar unidos para defender o que falamos há mais de 500 anos. Queremos o direito à vida, ao equilíbrio ambiental, problemas que são de todos os povos e de todas as gerações, inclusive dos não índios” - Raoni Metuktire

Hoje é um dia especial para todos nós originários das Américas ou trazidos em navios negreiros e abraçados por Tupan.

Por Reinaldo Sant’ ana – OW O ASE – Filho de Omulu e devoto dos Caboclos e Pretos Velhos

Sem comentários:

Enviar um comentário