quinta-feira, 14 de abril de 2011

Notícias do dia

Como aconteceu em várias partes do Brasil, ontem, 13 de abril, a Escola Municipal Dr. Eloy de Souza, realizou uma missa para lembrar as crianças mortas no massacre ocorrido na Escola Municipal de Realengo/RJ. Além dos alunos da Escola Dr. Eloy de Souza, estiveram presentes também as outras escolas de Lajes, além dos pais, equipe da SEMEC e várias pessoas da comunidade.
Esta atividade celebrativa faz parte do Projeto Integrador que está sendo desenvolvido pela Escola Dr. Eloy de Souza, cujo tema é: Resgatando os valores humanos a partir do respeito e do limite.
A equipe da Escola Dr. Eloy de Souza agradece publicamente a participação de todos que se fizeram presentes nessa oportunidade.


Mandato em Ação: Vereador Canindé Rocha - PT
Na terça-feira, dia 12 de abril, o Professor e Vereador Canindé Rocha - PT esteve em Natal reunido com a Deputada Federal Fátima Bezerra, viabilizando mais algumas emendas parlamentares e também outros benefícios para o nosso município.
Nessa reunião também ficou definido que no dia 29 de abril a Deputada Federal Fátima Bezerra - PT, que também é Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, estará presente em nosso município a convite do Professor e Vereador Canindé Rocha - PT para participar das atividades da Semana Alzira Soriano.

No próximo sábado dia 16 de abril, os Vereadores do Partido dos Trabalhadores - PT em Lajes e também os integrantes da Comissão Executiva Municipal do PT, estarão em Assú participando de um seminário regional sobre o tema: Reforma Política, organizado pelo Diretório Estadual do PT/RN.


O Professor e Vereador Canindé Rocha - PT e a Professora e Agente Cultural Nevolândia Laureano  vêm agradecer a todos que participaram e também a comunidade que prestigiou a 2ª Cavalgada Luiz Fautino, realizada no domingo, 10 de abril (data em nossa cidade comemora do Dia Municipal do Vaqueiro)


Já está sendo organizando a realização do 4° Festival do Trabalhador. Evento que acontece para comemorar o Dia do Trabalhador - 1º de Maio e que a cada ano vem crescendo e sempre tem tido a participação da comunidade e tem o apoio de vários comerciantes lajenses e também de algumas instituições.




Educação em Debate: O Piso Salarial do Magistério

PSPN: hora de decisão e de contra-ataque às investidas reacionárias

Fonte: CNTE.org.br

Ao longo dos quase três anos de sanção da Lei do Piso, pouco se alterou na vida da maioria dos/as professores/as do nível básico público de ensino. Isso porque a perspectiva de referência nacional para as carreiras do magistério (PSPN), desde então, não se constituiu, na maioria dos entes federados - sobretudo os municípios -, como o indicador para os vencimentos iniciais das carreiras dos profissionais com formação Normal de nível médio. Nesses muitos casos de desprezo da Lei 11.738, o que se viu foi uma série de peripécias dos gestores públicos para escaparem dos preceitos legais que conduziriam à valorização profissional do magistério..
Ainda hoje, boa parte dos entes federados não adaptou ou criou planos de carreira à luz do art. 6º da Lei do Piso, que estabelecia prazo até 31.12.2009 para que os planos se amoldassem à legislação nacional. O pagamento fracionado do Piso em relação à carga horária constitui subterfúgio empregado em nome da economia, pouco se importando com as duplas ou triplas jornadas dos educadores, responsáveis pelo adoecimento da categoria e que comprometem a qualidade da educação. A isonomia salarial entre os/as professores/as com formação distinta (níveis médio e superior) à referência do PSPN, também tem sido uma constante nos arremedos de planos de carreira, e corrobora com o desestímulo ao aperfeiçoamento dos atuais profissionais e à atração de jovens para a profissão. A falta de referência nacional para a hora-aula atividade impede a equidade no aprendizado e na organização escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário