O direito à memória e à verdade foi o tema que norteiou a audiência pública desta sexta-feira, 20, proposta pelo deputado Fernando Mineiro, na Assembleia Legislativa do RN. O debate em torno da criação da Comissão Nacional da Verdade trouxe a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, para Natal.
"É um direito. Conhecer todas as circunstâncias, locais, pessoas envolvidas, paradeiros dos cadáveres, torturas. A sociedade brasileira tem o direito de saber", afirmou a ministra. Ela ressaltou o fato de que a criação da Comissão é um passo fundamental para enfrentamento das violações aos Direitos Humanos nos dias de hoje.
"A melhor forma de justiça para quem lutou contra a Ditadura e para as atuais gerações é a revelação de toda a verdade sobre o período", enfatizou.
A Deputada Federal Fátima Bezerra, que organizou a audiência junto ao mandato do Dep. Estadual Mineiro, declarou que não vai se calar diante dos setores que tentam impedir a aprovação do Plano Nacional de Direitos Humanos. "São setores que querem colocar a verdade para debaixo do tapete", afirma.
O representante do Ministério Público do RN, Fernando Vasconcelos, lembrou que a demora de aprovação do Decreto que cria a Comissão da Verdade é reflexo da reação contrária ao projeto. "O Brasil não pode se efetivar como potência econômica sem ter sua história passada a limpo", lembra.
Fonte: Site do Dep. Fernando Mineiro - PT
Sem comentários:
Enviar um comentário