quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Petróleo: RN continua liderando produção em terra no Brasil

Da Redação do Jornal de Fato
 
A Petrobras anunciou que a produção de petróleo no Rio Grande do Norte continua estável com cerca de 64 mil barris de petróleo por dia, no mesmo patamar de 2010. A estatal garantiu que os projetos em andamento no Estado garantem mais 15 anos de produção. No demonstrativo de produção divulgado no dia 24, o RN produziu 53.449 mil barris de petróleo por dia em terra, ocupando a primeira posição no ranking nacional em produção em terra.

A estatal garantiu que as reservas de petróleo do RN se mantêm constantes com os projetos de investimentos para aumento da produção. "O petróleo é uma energia não-renovável, porém a Petrobras mantém atividades contínuas na busca de novas oportunidades exploratórias no RN. Entretanto, novas áreas só deverão ser adquiridas na próxima rodada de leilões da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), prevista para este segundo semestre de 2011", disse a assessoria de imprensa.
Nos últimos cinco anos, a Petrobras admitiu mais de 650 empregados próprios. O quantitativo de empregos gerados em torno da indústria de petróleo se mantém estável, sendo mais de 12 mil diretos e cerca de 40 mil indiretos.

As respostas da empresa têm a ver com as especulações de que a produção no RN tem diminuído gradativamente e que equipamentos estão sendo levados para outras regiões, sobretudo para o sudeste em decorrência do interesse pelo Pré-sal.

A Petrobras reconheceu que muitos fatores contribuem para a estabilidade ou diminuição na produção local. O principal é o tempo de produção dos campos de petróleo, a maioria com mais de trinta anos. "Todos os campos de petróleo apresentam variações naturais de produção, seja pelo declínio natural, manutenções ou revitalizações. A Petrobras está investindo constantemente em projetos de aumento de produção nos seus principais campos e tem uma carteira de investimentos de longo prazo com esta finalidade", disse a assessoria de imprensa.

Em 2011, está sendo investido R$ 1,8 bilhão, sendo a maior parte deste recurso destinada ao desenvolvimento de produção e atividades de exploração e pesquisa de petróleo no Estado. Sobre as especulações de que sondas estão sendo retiradas de solo potiguar, a estatal disse que "elas são adequadas às características da área e do poço a ser perfurado e, por isso, movimentam-se entre estados, de acordo com as demandas".

A Petrobras disse ainda que mantém atividades exploratórias em águas rasas na costa potiguar, com a perfuração de dois poços nos Blocos Marítimos Potiguar 11 e 13. Para este segundo semestre está previsto o início da perfuração de poços em águas profundas.

Para desmentir o clima pessimista, será ampliada a divulgação do que está sendo investido no Estado, para que a população conheça o volume de investimentos, projetos realizados e quantidade de empregos gerados pela Companhia.

Sem comentários:

Enviar um comentário