quinta-feira, 29 de março de 2012

Diários de bicicleta


O ciclista potiguar Raimundo Ferreira, de 33 anos, é um verdadeiro exemplo de perseverança. Após deixar para trás a infância complicada na cidade de Taipu, ele veio morar em Natal. Em 2009 realizou seu primeiro sonho e fez o trajeto Natal-São Paulo de bicicleta. Agora ele procura mais uma conquista, ir de Natal para o Rio de Janeiro pedalando e contar sua história para o apresentador Luciano Huck.

Aos 12 anos, Raimundo tomou uma decisão difícil. Segundo ele, por ser mal tratado pela sua mãe, ele resolveu fugir de casa, na cidade de Taipu, onde sua família foi morar após deixar Alto do Rodrigues, cidade onde nasceu, e buscar uma vida melhor na capital potiguar. Então o interiorano começou a trabalhar como padeiro, mas logo depois resolveu ingressar na profissão que tem até hoje, vendedor de salgados, que ele mesmo produz. Mas ao mesmo tempo que trabalhava, ele não deixava de lado outra grande paixão, o ciclismo.

E foi exatamente por gostar de pedalar que em 2009, aos30 anos, depois de muito tempo de planejamento, Ferreira decidiu realizar um dos seus sonhos. Sair de Natal até São Paulo de bicicleta. O caminho não foi nada fácil. "Tudo foi bancado por mim. A maior parte do tempo eu tive que dormir no mato, pois não tinha como dormir em hotel, pois não tinha dinheiro. Também passei noites em quartéis. Só consegui chegar em São Paulo pelas amizades que fiz no caminho. Pessoas conheciam minha história, até me paravam no caminho e me ajudavam com algum dinheiro", recordou.

Chegando em São Paulo vieram mais dificuldades. Sem dinheiro, ele morou um mês debaixo de um viaduto. Depois conheceu algumas pessoas que lhe ensinaram a ser borracheiro, profissão que exerceu até 2010, quando decidiu voltar para Natal. Foram mais 24 dias de estrada.

Agora Raimundo tem mais um missão pela frente. O objetivo do potiguar é pedalar de Taipu até o Rio de Janeiro e poder contar a sua história para o apresentador Luciano Huck. "Sempre acompanho o programa do Huck e vejo que ele semrpe ajuda as pessoas com boas histórias. Eu tenho o sonho de ter minha casa própria. Quem sabe ele me ajuda a conquistar esse sonho". Ele explicou o motivo pelo qual não junta dinheiro e faz a viagem de avião ou de trem.

"Nada na minha vida foi fácil. Sempre tive que ralar muito para conqusitar meus objetivos e não seria diferente na busca de mais esse sonho. Quero passar por todas as dificuldades para valer ainda mais a pena. Vamos buscar o apoio de pratocinadores e da população para conseguir", finalizou.

Fonte: Diário de Natal

Sem comentários:

Enviar um comentário