Fonte: Jornal Diário de Natal
O passado e o futuro se encontraram entre palestras e debates do 3º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte, aberto ontem e que continua hoje no Centro de Convenções de Natal. Do passeio histórico do empresário e professor Jussier Santos pelo desenvolvimento do turismo potiguar, às tendências do mercado na ótica da consultora e ex-presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Jeanine Pires, ficou clara uma evolução notável do setor no RN, que por outro lado, entra em 2012 esperando resultados mais positivos em relação ao ano passado.
Na abertura do evento, a governadora Rosalba Ciarlini garantiu uma verba de R$ 4 milhões para promover o estado nas regiões Sudeste e Sul do país, de onde veio a maioria dos turistas em 2011. "No ano passado investimos R$ 2 milhões. Foi pouco, mas significativo. Agora duplicamos", disse a chefe do Executivo. São aguardados R$ 15 milhões das emendas federais para o turismo, porém os recursos ainda estão travados. O fator divulgação tem sido o grande alvo das críticas dos representantes do trade turístico, que bate na tecla citando o que vem sendo feito por concorrentes diretos em nível de Nordeste como Pernambuco, Ceará e Bahia.
O ritmo de crescimento econômico do Nordeste ocorre justamente em um momento de desenvolvimento do turismo no mercado nacional. Com os consumidores da Europa e Estados Unidos ainda sentindo os efeitos da crise, o foco está no turista brasileiro, principalmente os que vêm ascendendo na escala social, se transformando em potenciais clientes. "Em 2012 a previsão é de que o setor tenha um impacto de 7,8% no PIB [Produto Interno Bruto]", informa a consultora Jeanine Pires, utilizando números da World Travel & Tourism Council (WTTC).
Influência tecnológica
Com o pano de fundo da evolução tecnológica e disseminação da internet, Jeanine Pires avalia que hoje se está à frente de um novo consumidor. "O turista chega ao destino e com o celular ele pode acessar o GPS e escolher para onde vai". Jeanine ressalta que o momento pede novas formas de comunicação. "É preciso fazer com que as informações cheguem ao consumidor", reforça. Ela lembra que as redes sociais têm aparecido com destaque e se mostra como um importante meio tanto para captar opiniões do turista sobre o destino, quanto para fornecer informação aos visitantes.
Jussier Santos crítica "sono" do poder público
Figura conhecida do turismo potiguar, o empresário e professor Jussier Santos foi incumbido da missão de traçar a história do setor no RN. Tudo feito na memória. "Me pediram o arquivo da apresentação, mas ela não é escrita", brincou antes da palestra. A história, segundo Santos, começou a ser escrita na década de 1960 com a construção do Hotel Reis Magos. "Foi o primeiro equipamento de infraestrutura junto com as pistas do aeroporto, que foram herança da 2ª Guerra Mundial", recorda.
Novas iniciativas direcionadas ao turismo vieram a partir de 1970 até a construção da Via Costeira, a qual Jussier se refere como o "primeiro distrito industrial de turismo", dono de uma vasta rede hoteleira, além de equipamentos como o Hotel Escola Barreira Roxa e o Centro de Convenções. O professor só lamenta a paralisação desse desenvolvimento nos anos 90. "O poder público dormiu em berço esplêndido há uma década. O investimento privado não é acompanhado", opina.
Representando o trade turístico na abertura do evento, o presidente do Natal Convention Bureau, George Costa, exaltou que a evolução vem acontecendo também na academia, com a formação de especialistas no ensino superior. Como segmento econômico, Costa definiu o crescimento em termos de importância da seguinte forma. "Conseguimos sair das páginas sociais para as econômicas", discursou.
Jussier Santos crítica "sono" do poder público
Além das palestras de Jeanine Pires e Jussier Santos, a programação teve temas como a associação entre turismo e cultura, assunto da apresentação do secretário de Turismo do RN, Ramzi Elali, e da secretária estadual de Cultura, Isaura Rosado. A gastronomia ganhou espaço para debate sobre estratégias de marketing para fomentar o setor. Por fim o consultor em Turismo e diretor da Kaná Investimentos, Victor Salas, ministrou a palestra "Oportunidades num cenário favorável".
Hoje a programação tem workshops direcionados à Copa do Mundo de 2014 promovidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RN). O evento continua com as palestras "Uma nova Jenipabu", e "Diagnóstico dos Gargalos e Desafios Turísticos do RN", além do debate "Novos Atrativos Turísticos para o RN. Como criá-los?", e o painel "Regionalização do Turismo: Articulação, Avanços e Consolidação".
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