segunda-feira, 18 de junho de 2012

Curiosidade >> Brasil é país que mais pede remoção de conteúdo ao Google

Agências do país fizeram 194 requisições de remoção de conteúdo à empresa. Em lista de pedidos de dados de usuários, EUA lidera.

Do G1, com Associated Press

As agências governamentais brasileiras foram as que mais fizeram pedidos de remoção de conteúdo ao Google durante o segundo semestre de 2011, informou a gigante das buscas. Foram 194 requisições, uma redução dos 224 pedidos registrados no primeiro semestre.

Os EUA ficaram em segundo lugar, com 187 pedidos de remover conteúdo na segunda metade de 2011, mais que dobrando os 92 feitos entre janeiro e junho.

O Google diz que acabou atendendo ao menos parcialmente 42% dos pedidos de remoção de conteúdo feitos nos EUA, e 54% dos requisitados no Brasil.

Outros governos que fizeram pedidos ao Google incluem a Alemanha (103 pedidos de remoção de conteúdo) e Índia (101 requisições).

A gigante das buscas jforneceu detalhes sobre os pedidos que recebe de governos em um post publicado no blog da empresa no final do domingo (17). A lista dá conta das requisições feitas nos últimos seis meses de 2011 – é a quinta vez que a gigante divulga um retrato dos pedidos do governo.

Os governos fazem requisições para o Google, porque os serviços da companhia se tornaram registros das vidas digitais dos internautas. A companhia tem a ferramenta de pesquisas mais usada da web, o site de vídeos mais usado (YouTube), opera serviços populares de blogs e e-mails e distribui o Android, sistema operacional para smartphones e tablets. No último ano, o Google tem focado seus esforços em expandir a sua rede social, o Plus, que tem mais de 170 milhões de usuários.

A lista mostra diversas requisições legítimas, mas o Google diz que recebe pedidos de agências governamentais que querem usar o poder da empresa para reprimir opiniões políticas e outros materiais que não lhes agrada.

“É alarmante, não apenas porque a livre expressão está em risco, mas porque alguns desses pedidos vêm de país dos quais você não suspeitaria –democracias ocidentais não são tipicamente associadas à censura”, disse Dorothy Chou, analista de políticas do Google.

Os governos também têm se aproximado do Google para obter informações sobre pessoas que são suspeitas de terem infringido leis. O governo dos EUA fez 6.321 pedidos ao Google, por dados de usuários durante os seis meses finais de 2011. Segundo a empresa, esse número foi muito maior do que qualquer outro país –em segundo lugar, ficou a Índia.

A companhia diz que cumpriu 93% das requisições por dados de usuários feitas pelos EUA.
O relatório de pedidos feitos pelos governos do Google não inclui a China e o Irã, porque ambos os países bloqueiam o conteúdo que seus governos querem que saia da internet.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário