quarta-feira, 15 de agosto de 2012

RIO GRANDE DO NORTE PROMOVE OFICINAS SOBRE AGRICULTURA ORGÂNICA

Recebido por e-mail: "Trilheiros por natureza!"

A partir desta terça-feira(14), os agricultores familiares da comunidade do Gramorezinho, na zona Nortede Natal, participaram de um ciclo de oficinas sobre cultivo de produtosorgânicos, a partir das 14h30. As capacitações tem supervisão técnica daEmater-RN e fazem parte do projeto Amigo Verde, uma parceria da instituição como Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Defesa do MeioAmbiente, Procuradoria Geral do Estado e o Sebrae-RN, com patrocínio daPetrobras. Os produtores são membros da Associação de Amigos Moradores do SítioGuamaré e Adjacências (AMIGS).

O objetivo do projeto é converter ocultivo convencional, utilizando agrotóxicos, para o cultivo orgânico, gerandomais renda e oportunidades de trabalho para cerca de 120 famílias dacomunidade. Naquela região são cultivadas hortaliças consumidas por boa parteda população da Grande Natal. “A utilização de agrotóxicos prejudicam nãoapenas a saúde dos produtores, dos consumidores, como também o solo e osrecursos hídricos da região. Essa mudança no sistema de cultivo é essencial”,explica o engenheiro agrônomo Cláudio Anders.

Técnicos da Emater-RN ministrarão aoficina de sensibilização no dia 14 e apresentarão aos produtores os conceitosde produção orgânica. A capacitação será realizada no Society Ouro Verde,localizado na Avenida Moema Tinoco da Cunha Lima, 4031, Pajuçara, nos dias 21,22 e 28 de agosto, técnicos da instituição farão oficinas de capacitação sobre “Compostageme Biofertilizantes”, cada uma com a participação de até 40 produtores.
Após a realização das oficinas, osprodutores receberão suporte técnico para a implantação da agriculturaorgânica, para em um futuro breve obterem a certificação para utilização doSelo Orgânico. O projeto durará dois anos e o investimento do convênio com aPetrobras é da ordem de R$ 1 milhão. Caberá ao Sebrae-RN a supervisão gerenciale empreendedora para os produtores. A Emater-RN coordenará a equipe, que seráformada por técnicos das entidades colaboradoras e por dois profissionaistécnicos em agropecuária contratados pela AMIGS.
Fonte: Semi Árido.org

Programação das oficinas

21 de agosto de 2012 - OFICINA DECAPACITAÇÃO - Compostagem e Biofertilizantes
- Sítio do sr. Aílton do Nascimento ("João") - Av. Moema Tinoco daCunha Lima, 5241

22 de agosto de 2012 - OFICINA DECAPACITAÇÃO - Compostagem e Biofertilizantes
- Sítio do sr. Nazareno Cândido das Flores Filho ("Nego") - SítioCampinas

28 de agosto de 2012 - OFICINA DECAPACITAÇÃO - Compostagem e Biofertilizantes
- Sítio do sr. Francisco Monteiro - Av. Moema Tinoco da Cunha Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário