quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Fórum permite atuação da sociedade civil no planejamento do orçamento público federal


Fórum permite atuação da sociedade civil no planejamento do orçamento público federal 


Conselheiros debatem Plano Plurianual até esta sexta-feira

Representantes de 37 conselhos e do Fórum Nacional de Educação estão reunidos para pactuar a proposta de monitoramento participativo do Plano Mais Brasil, o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015. Pela primeira vez, um PPA federal incorpora como princípio a criação, ampliação e consolidação de espaços institucionais que permitam participação da sociedade civil nas decisões nacionais e na orientação das políticas públicas, compartilhando compromissos. O evento começou nessa quarta (7) e termina na próxima sexta-feira (9).

O Fórum Interconselhos promove a participação social no planejamento público, permitindo à sociedade debater diretamente com o governo as estratégias norteadoras da ação governamental para os próximos quatro anos. O Fórum, de caráter consultivo, é formado por representantes não governamentais que integram os Conselhos e Comissões Nacionais, além de participantes de entidades da sociedade civil.

Histórico - O I Fórum, realizado em maio de 2011, reuniu cerca de 300 pessoas para apresentar as contribuições da sociedade civil na elaboração do PPA 2012-2015. Foram apresentadas mais de 600 propostas que depois de analisadas, resultaram na incorporação total de 77% das sugestões e parcialmente de cerca de 20% no texto do projeto de lei do PPA enviado ao Congresso Nacional.


Em outubro do ano passado, o II Fórum Interconselhos, transmitido em videoconferência e via internet, reuniu conselhos e entidades para apresentar os números de incorporação de propostas e discutir os próximos passos sobre a participação social no monitoramento do PPA. O compromisso resultou na convocação do III Fórum Interconselhos quando serão apresentadas as formas de monitoramento do PPA e propostas de participação social nesse processo.

Entre 2003 e 2011 foram criados no Brasil 19 conselhos nacionais e outros 16 foram reformulados. O resultado da aproximação entre sociedade e governo foi o crescimento do número de conferências nacionais de 41 - entre 1941 e 2002 - para 74 e do número de temas de 11 para 28.

O evento, que acontece no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília, é promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério do Planejamento. O objetivo é consolidar o Fórum como uma instância de debate efetivo, qualificado, contínuo e institucionalizado de participação social e planejamento público, assim como ampliar a conexão entre a participação social e expressões das escolhas estratégicas de governo, como PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual. Além da plenária, marcada para sexta-feira, os conselheiros participam de cursos de administração pública e reuniões preparatórias.

Fonte: secom.gov.br

Sem comentários:

Enviar um comentário