sábado, 10 de novembro de 2012

Cruzex: Natal recebe maior exercício de guerra aérea da AL

Fonte: Jornal de Fato

Até o dia 16 de novembro, cerca de 300 militares de 13 países da América do Norte, América do Sul e Europa ocupam a Base Aérea de Natal, localizada no município de Parnamirim, para o maior exercício de guerra aérea simulada da América Latina: Operação Cruzeiro do Sul - Cruzex C2 2012. A novidade este ano, é a ausência das aeronaves no céu, presenciadas em outras edições.

“A Cruzex 2012 busca fortalecer o treinamento no comando e controle de decisões, por isso, os aviões não estão nesta edição. O foco desta vez é exatamente nessa tomada de decisões” diz o porta-voz da Cruzex, tenente-coronel Aluísio Secchin.
 
O ambiente fictício simula uma guerra real travada entre dois países, o Vermelho, que se encontra em crise econômica e invade o país Amarelo, rico em petróleo.

“A partir daí uma força de coalisão é formada pelo país Azul, que busca fazer a retirada dos militares do país vermelho da área ocupada no país Amarelo”, explica o tenente-coronel.


Dentro da base, a língua oficial é o inglês e a comunicação entre militares de países diferente é proibida, porque o objetivo é trazer para o mais próximo da realidade uma situação de guerra.

Como se trata de uma batalha, imprevisto acontece, por isso, no local existe uma equipe responsável por uma agência de notícias internacionais que posta às consequências negativas decorrentes da guerra. “O militar pode fazer um cálculo errado e, de repente, atingir uma comunidade, por exemplo, que não era o alvo. Essa agência de notícias então notifica o fato”, explica o tenente-coronel.

Do outro lado, a força de coalisão também possui uma equipe de comunicação preparada para responder a essas publicações. “Não tem como estarmos em uma guerra e não nos comunicarmos, a sociedade precisa de uma resposta e nós trabalhamos em cima disso”, lembra o tenente-coronel Max Barreto.

Sem comentários:

Enviar um comentário