terça-feira, 26 de junho de 2012

Mudanças climáticas fazem aumentar em até 20% casos de doenças respiratórias

doencas_respiratoriasFonte: Jornal O Mossoroense
 
A alternância entre dias quentes e frios em decorrência das chuvas esporádicas tem trazido problemas para diversos setores da sociedade, tais como comerciantes e a população, de modo geral. De acordo com o enfermeiro Alexandre Benígno, devido à variação climática o número de pessoas com problemas respiratórios tem crescido nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), representando assim um aumento de 10% a 20% em relação a outras épocas do ano.
 
O enfermeiro informa que entre os casos mais recorrentes estão os de rinite, sinusite, asma e gripe. "Devido à mudança do tempo, muitas pessoas começam a sentir na pele os efeitos. O número de pessoas com problemas respiratórios aumenta significativamente, principalmente aquelas que possuem asma", declara.
 
O médico Nazareno Gurgel disse que em apenas um plantão cerca de 50 pessoas foram atendidas com sintomas de virose e gripe. "Muitas pessoas têm aparecido com tosse, dores de garganta, febre e dor de ouvido. O indicado para as pessoas que apresentam esses sintomas é repouso e aumentar a ingestão de líquidos", recomenda o médico.
 
De acordo com especialistas, os que mais sofrem com as mudanças de temperatura são as crianças e os idosos. Isso acontece porque na criança o sistema imunológico ainda é imaturo para se defender de todos os tipos de vírus. Já no idoso, o corpo não possui a mesma capacidade de defesa por conta da idade avançada.
 
O médico destaca que é possível preparar o corpo para os períodos de frio e evitar o aparecimento de gripes e resfriados, basta que para isso o indivíduo mantenha uma alimentação rica e balanceada. Ingerir frutas cítricas, como a laranja e a tangerina, que são ricas em vitamina C, além de manter uma alimentação colorida, rica em verduras e frutas, pode ser um remédio natural para evitar as doenças.
 
Para aquelas pessoas que já se encontram com os sintomas da gripe ou resfriado, o indicado é a ingestão de alimentos que contenham cravo, limão e alho. O alho é um anti-inflamatório natural, e o cravo é um ótimo remédio para a garganta.
 
O médico ainda alerta que em casos de gripe ou resfriado, para não contaminar o ambiente, a pessoa doente deve evitar tossir ou espirrar sem uma proteção. "Os indivíduos que estiverem gripados não devem usar a mão como barreira para impedir a disseminação da excreção. Para isso, o ideal é sempre ter à mão um lenço ou toalha de papel. Caso não haja, deve-se colocar o braço ou tossir ou espirrar dentro da camisa", orienta. 

Emparn informa que mudanças no tempo são temporáriasDe acordo com o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, o mês de junho traz algumas chuvas para o Nordeste, mas estas ainda devem permanecer abaixo do normal.
 
"Existem os meses de transição entre o período chuvoso e de seca, e junho é um deles. As chuvas deste mês não são um quadro permanente. Estudos indicam que em algumas cidades do Nordeste, inclusive em Mossoró, elas intensificam um pouco, mas nada que possa dar muita esperança aos agricultores", disse o meteorologista.
 
Ainda segundo Gilmar Bristot, nos meses de julho e agosto as chuvas acabam e volta o período de estiagem. "A falta de chuva na nossa região se deve a uma intensificação da precipitação atmosférica na Amazônia, com isso o que foi aumentado em nossa região foram os ventos. Mesmo com algumas chuvas que andam acontecendo na região, o esperado é que elas diminuam bastante nos próximos meses".
 
Os dados da Emparn demonstram que nos próximos dias haverá uma alternância entre dias de sol e céu parcialmente nublado. As temperaturas devem variar entre 23º e 33º. Nas cidades do interior, os termômetros registram altas temperaturas durante o dia e o frio, típico do período, durante a noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário