sábado, 28 de julho de 2012

IDEMA INVESTE EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL



A promoção de educação ambiental, bem como a conscientização da sociedade para a preservação do meio ambiente, é um dever do poder público estabelecido pela Constituição Federal do Brasil. Seguindo essa diretriz, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) está investindo em projetos e ações que buscam desenvolver uma população consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhes são associados.

Exemplo destes investimentos é o projeto de educação ambiental "Caravana Ecológica", no qual será investido agora o total de 1 milhão 625 mil reais, retomando e assegurando a sua realização até 2014. A Caravana é um projeto itinerante que percorre o interior do Estado criando condições para que a população potiguar conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região. Esse trabalho é realizado por meio da promoção de atividades educativas e recreativas. Nos últimos dois anos, o projeto percorreu 36 municípios do RN, beneficiando crianças, jovens e adultos.

O órgão ambiental também investiu no desenvolvimento e implantação dos projetos "Meu Município, Meu Ambiente" e "Circuito Estadual de Cultura Ecológica de Incentivo ao Ecoturismo". O primeiro deles, também itinerante, consiste na promoção de atividades ambientais com foco na geração de renda para a população local. Nesse projeto, a equipe do IDEMA trabalha principalmente com a promoção de oficinas sobre reaproveitamento e reciclagem de materiais para a confecção de objetos que possam ser futuramente comercializados. O projeto atendeu cinco municípios em 2011, e, até novembro deste ano, terá atendido outras oito cidades.

O "Circuito Estadual de Cultura Ecológica de Incentivo ao Ecoturismo" teve início este ano e também percorre o Estado promovendo atividades de educação ambiental. Nesse projeto, o objetivo maior do órgão é fomentar o turismo local, seja no litoral ou na zona rural. A iniciativa promove minicursos de turismo ambiental junto às escolas e comunidade locais, abordando conceitos de turismo, ecoturismo, legislação ambiental e visitas técnicas em áreas de proteção ambiental, áreas de preservação permanente e outros monumentos. Até agosto, o projeto terá atendido dez municípios potiguares.

Para a execução dos projetos "Meu Município, Meu Ambiente" e "Circuito Ecológico", o investimento final do IDEMA será de aproximadamente 650 mil, contabilizadas as edições de 2011 e 2012.

Fonte: IDEMA

Sem comentários:

Enviar um comentário