sexta-feira, 27 de julho de 2012

Conheça os deputados e senadores candidatos à eleição municipal em 2012

eleicoes 2012Pelo menos 92 parlamentares ou 15,48% dos congressistas são candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito na eleição municipal de outubro de 2012. São 87 deputados, sendo 82 candidatos a prefeito e cinco candidatos a vice-prefeito, e cinco senadores, estes candidatos a prefeito. Concorrem à prefeitura de capital os cinco senadores, 41 deputados e os cinco candidatos a vice-prefeito. Veja lista completa.


Entre os partidos, o PT apresentou o maior número de candidatos, com 12 deputados e dois senadores disputando prefeituras. Em segundo lugar vem o PMDB, com 13 deputados candidatos. Em terceiro, o PSDB, com dez deputados e um senador. E, em quarto, o PSB, com dez deputados no pleito municipal.

Os partidos com maior número de parlamentares candidatos ao pleito municipal, curiosamente, são os mesmos que aspiram a Presidência da República, PT e PSDB, ou vice-presidência da República, PMDB e PSB.

A relação entre bancadas e número de candidatos, quatro partidos destoam para mais ou para menos. Para mais, o DEM, que concorre com oito deputados, e o PCdoB, que disputa com seis nomes, sendo quatro deputados e dois senadores. Para menos, o PP, com apenas dois candidatos, e PSD, também com dois.

O número de candidatos em 2012 não fugiu à media histórica: supera os pleitos de 1992 e 2008, mas é menor que em 1996, 2000 e 2004. O pleito de 1996 foi que mais teve parlamentares concorrendo: 109 deputados e quatros senadores.

Fonte: http://diap.org.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário