REGIÃO
OESTE - Criado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) para promover a atividade
turística na região Oeste potiguar, o roteiro rural "Do Sertão para o
Mar" desponta como alternativa viável para interiorização do turismo.
Diagnóstico traçado pelo Setorial de Turismo do Sebrae-RN apresenta
números expressivos de aceitação do roteiro e de visitantes.
De acordo com o Sebrae-RN, em 14 meses, mais de 600 pessoas já
visitaram os atrativos que integram o destino. O índice de aprovação dos
empreendedores beneficiados com a ação chega a 90%.
Partindo da cidade de Mossoró, "Do Sertão para o Mar" beneficia
empreendimentos ligados à atividade rural nas cidades de Serra do Mel,
Tibau e Areia Branca. A diversidade de atrativos presentes no roteiro
inclui apiários, salinas, plantios de melão e artesanato local,
constituindo duas rotas.
Estudantes e representantes de instituições de ensino, que compõem o
chamado turismo pedagógico, são as principais categorias de visitantes.
Em seguida, vêm os turistas convencionais. É o que revela o
diagnóstico.Os empreendedores que mantêm atividades inseridas no destino comemoram os resultados. É o caso do produtor de mel
de abelha Giomar Neves. Para o apicultor, a criação do roteiro rural
trouxe novas perspectivas e abriu a oportunidade de novos negócios e
aumento de renda.
A criação de "Do Sertão para o Mar" faz parte das atividades do
Território da Cidadania Açu-Mossoró, que integra, além dos dois
municípios principais, outras nove cidades da região.
Projeto usa potencialidades para o desenvolvimento sustentável
De acordo com o gestor do Projeto Território da Cidadania Açu-Mossoró
no Sebrae-RN, Robson Matos, a ideia é estimular as potencialidades
existentes nos municípios para a promoção do desenvolvimento local.
"Nossa proposta é promover ações que promovam o desenvolvimento
local. A criação do roteiro rural é uma das iniciativas, que,
respeitando as peculiaridades de cada município, está alcançando
resultados exitosos", destaca.
Para fortalecer ainda mais o roteiro, o diagnóstico sugere novas
ações a serem realizadas junto aos empreendedores que integram os
destinos de turismo rural, como participação em eventos do segmento, a
exemplo do RuralTur, rodadas de negócios e a criação de materiais
promocionais para divulgação dos destinos.
O documento destaca também a necessidade da realização de
capacitações e consultorias para qualificar a mão de obra operante do
roteiro. A conclusão tem como base relatórios individuais aplicados
junto aos empreendedores envolvidos na iniciativa.
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