quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Um exemplo a ser copiado por nossa região >> Roteiro rural desponta como alternativa viável para a interiorização do turismo

Salinas se incluem como atrativos do roteiro alternativo Salinas se incluem como atrativos do roteiro alternativo  Com informações do Jornal de Fato

REGIÃO OESTE - Criado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) para promover a atividade turística na região Oeste potiguar, o roteiro rural "Do Sertão para o Mar" desponta como alternativa viável para interiorização do turismo. Diagnóstico traçado pelo Setorial de Turismo do Sebrae-RN apresenta números expressivos de aceitação do roteiro e de visitantes.

De acordo com o Sebrae-RN, em 14 meses, mais de 600 pessoas já visitaram os atrativos que integram o destino. O índice de aprovação dos empreendedores beneficiados com a ação chega a 90%.

Partindo da cidade de Mossoró, "Do Sertão para o Mar" beneficia empreendimentos ligados à atividade rural nas cidades de Serra do Mel, Tibau e Areia Branca. A diversidade de atrativos presentes no roteiro inclui apiários, salinas, plantios de melão e artesanato local, constituindo duas rotas.

Estudantes e representantes de instituições de ensino, que compõem o chamado turismo pedagógico, são as principais categorias de visitantes. Em seguida, vêm os turistas convencionais. É o que revela o diagnóstico.Os empreendedores que mantêm atividades inseridas no destino comemoram os resultados. É o caso do produtor de mel de abelha Giomar Neves. Para o apicultor, a criação do roteiro rural trouxe novas perspectivas e abriu a oportunidade de novos negócios e aumento de renda.
No ano passado, Giomar Neves recebeu a visita de sete grupos de turistas e já há procura para agendamento de visitação para os próximos meses. "O roteiro está sendo muito bom para nós, que trabalhamos na atividade rural. Nossos produtos estão ficando conhecidos em todo o Estado e estamos ganhando mais com a venda, que aumentou bastante. Já temos visitas agendadas", anima-se.

A criação de "Do Sertão para o Mar" faz parte das atividades do Território da Cidadania Açu-Mossoró, que integra, além dos dois municípios principais, outras nove cidades da região.

Projeto usa potencialidades para o desenvolvimento sustentável
De acordo com o gestor do Projeto Território da Cidadania Açu-Mossoró no Sebrae-RN, Robson Matos, a ideia é estimular as potencialidades existentes nos municípios para a promoção do desenvolvimento local.

"Nossa proposta é promover ações que promovam o desenvolvimento local. A criação do roteiro rural é uma das iniciativas, que, respeitando as peculiaridades de cada município, está alcançando resultados exitosos", destaca.

Para fortalecer ainda mais o roteiro, o diagnóstico sugere novas ações a serem realizadas junto aos empreendedores que integram os destinos de turismo rural, como participação em eventos do segmento, a exemplo do RuralTur, rodadas de negócios e a criação de materiais promocionais para divulgação dos destinos.

O documento destaca também a necessidade da realização de capacitações e consultorias para qualificar a mão de obra operante do roteiro. A conclusão tem como base relatórios individuais aplicados junto aos empreendedores envolvidos na iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário